Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

ib_banner_site_07_07_22.png

Itubombas leva segurança operacional a drenagem de cava de mina no Sergipe

  • 07/07/2022

A drenagem de rejeitos com grande volume de sólidos e o esgotamento emergencial de cava estão entre os desafios enfrentados pelo setor de mineração. Por se tratar de aplicações mais pesadas, contar com bombas robustas, equipadas com motores potentes e que apresentem excelente desempenho, faz toda a diferença.

Além dos de equipamentos, segurança operacional é essencial.

O gestor de uma mina em Sergipe, enfatizou este aspecto no fornecimento da solução de bombeamento contratada.

Detalhes da obra

O projeto de drenagem, que tem duração estimada de dez meses, precisava de equipamentos confiáveis, que agregassem eficiência, confiabilidade e menor custo operacional, considerando, entre outros, menor consumo de combustível e menos interrupções para manutenções.

A expectativa da equipe gestora era a otimização do tempo para transformá-lo em produtividade e por isso a Itubombas foi acionada. Segundo a equipe, a empresa foi escolhida por suprir limitações internas como a instabilidade na segurança operacional, o suporte técnico deficiente, as operações instáveis e frota deficitária para a operação da mina.

A tecnologia aplicada na mineradora conta com o equipamento ITU-108S17, motobomba a diesel com escorva automática a vácuo, sistema Run Dry e capacidade de passagem de sólidos de até 90mm. O destaque fica para a combinação de geradores, provendo a energia necessária à operação, e o conjunto de bombas submersíveis que completaram o projeto.

O gestor do projeto, pontua que a segurança operacional oferecida de pela Itubombas, combinada ao suporte técnico especializado, e equipamentos com sistema de monitoramento de nível capazes de otimizar o consumo de combustível, viabilizaram a redução de custos operacionais e aumentaram o intervalo entre as paradas para manutenção.

Potentes e versáteis, com diversas opções de montagens e configurações especiais de acordo com a necessidade de bombeamento, as motobombas a diesel da Itubombas dispensam instalações elétricas, sendo ideais em áreas remotas ou em situações emergenciais.  A câmara dupla de separação Ar-Líquido foi projetada para separar água e ar antes da entrada da voluta da bomba, com válvula de isolação da bomba e mecanismo de acionamento. Na obra foram necessários, igualmente, um grupo de geradores QAS 225 e bombas submersíveis WEDA 100.

Os ganhos obtidos no fornecimento de todo o escopo vão além de equipamentos. A Itubombas entrega uma solução completa, desde o projeto e durante todo o período de aplicação e operação da solução, com suporte especializado 24/7.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000 m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, no interior do estado de São Paulo, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

Para mais informações, acesse: https://www.itubombas.com.br/

Informações para a Imprensa

Adriana Roma

adriana@haproposito.com.br

+55 (19) 9 99816-6272