Relatório de Transparência Salarial

Nota esclarecedora sobre o Relatório de Transparência Salarial

 

O Grupo Atlas Copco está comprometido com a transparência e a igualdade salarial para todos os seus colaboradores. No Grupo Atlas Copco, apoiamos a diversidade e a inclusão. Temos o compromisso de ser um local de trabalho onde todos se sintam representados e respeitados, recompensados de forma justa, sem distinção de raça, religião, gênero, etnia, orientação sexual, condição física ou socioeconômica ou por qualquer outro motivo.

A estratificação apresentada é baseada em metodologia que não reflete a realidade da política de remuneração do Grupo Atlas Copco, que aplica equidade e igualdade independentemente de gênero e de acordo com cada função ou grupo de função.

Partir da genérica utilização do Código Brasileiro de Ocupação (CBO) para elaboração do relatório, significa se basear em agrupamento de cargos que não traz para análise aspectos fundamentais como tempo de contrato e de função, especificidade das atividades, natureza da função,  dentre tantos outros aspectos que resultam em justa e meritocrática diferenciação salarial não só entre homens e mulheres, mas também entre pessoas pertencentes a um mesmo gênero.

A interpretação dos resultados apresentados no relatório traz análises comparativas de salário e cargos que não podem ser comparados nem sob os aspectos que a própria legislação trabalhista elenca como de necessária observância.

Isso implica dizer que para qualquer cargo, considerando sua localidade, área de atuação, produtividade, perfeição técnica, tempo na função, e qualificação, o Grupo Atlas Copco, aplica exatamente os mesmos critérios de remuneração, independentemente de gênero.

Entendemos o esforço e a complexidade envolvida no tema e apoiamos toda forma de combate à desigualdade, não podendo deixar de expressar, no entanto, que a metodologia merece urgente revisão e aprimoramento para que aí sim, se promova um retrato fidedigno de corretas métricas sobre as quais já há tempo o Grupo Atlas Copco observa.

Portanto, com olhar social dedicado de permanente melhoria, em contínuo processo de respeito e cuidado ao tema da equidade de gênero, o Grupo Atlas Copco se coloca à disposição das autoridades para que, em união de esforços se possa construir uma metodologia que leve à sociedade comparações que realmente reflitam eventuais não equidades salariais, o que definitivamente, não está reproduzido no relatório produzido pelo Ministério do Trabalho e Emprego aqui divulgado.