Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

ib_banner_blog_19_04_22.jpg

Bombas aplicadas em projeto de saneamento garantem abastecimento de água a mais de 14 mil famílias

  • 19/04/2022

Projeto contou com dois equipamentos, ambos responsáveis pela pressurização da água, que chega até as casas dos moradores de uma cidade no MT

A expansão natural de um município no Mato Grosso, que hoje conta com mais de 14 mil famílias, tem reflexos na infraestrutura básica, incluindo o abastecimento de água, com a demanda por melhorias na rede.

A rede de distribuição sob responsabilidade da uma concessionária, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, também passou por expansão na medida do crescimento populacional.

Com o aumento na demanda por água e o crescimento da infraestrutura da rede de distribuição, a concessionária percebeu que precisaria de um plano de ação para garantir que a água chegasse às residências do município atendido, com a pressão adequada para uso – há, inclusive, exigências legais nesse quesito.

Em parceria com a Itubombas, empresa de soluções em bombeamento, foi identificada a demanda pelo aumento da pressurização apenas nos horários de pico de consumo. Para isso, a sugestão foi implantar dois equipamentos da marca, um em cada extremidade da rede de distribuição.

“Definimos a instalação de uma bomba modelo ITU-66S13 para uma das extremidades e de um modelo ITU-44S10, ambas cabinadas e de acionamento a diesel”, explica Arlindo Cruz, engenheiro de Aplicações da Itubombas. “A possibilidade de modular a rotação dos motores a diesel dos nossos conjuntos foi essencial para atender a necessidade do município”, complementa. O conjunto é caracterizado pelo baixo nível de ruído, o que possibilitou a proximidade dos equipamentos das residências.

Outra facilidade do projeto foi o sistema de automação já implantado na rede de distribuição atendida pela concessionária, que auxiliava a identificar os momentos de maior queda da pressão da água, justamente quando os equipamentos Itubombas entrariam em funcionamento. “Fizemos uso também do nosso sistema exclusivo de monitoramento a distância, que nos possibilitava acionar os equipamentos sem a necessidade de um operador se deslocar até o local de instalação”, conta Cruz.

Em funcionamento desde outubro de 2021, a solução garante confiabilidade e eficácia no abastecimento de água a um dos municípios do Mato grasso. Quando há intermitências no abastecimento, os equipamentos da Itubombas também contribuem para uma recuperação mais rápida no abastecimento.