A dragagem é um método utilizado na construção civil, para a remoção de sedimentos, sejam eles formados por rochas, areia, terra ou outros resíduos. Esse processo pode ser feito no fundo de rios, lagos, portos, oceanos e até mesmo em barragens.
Em operações de dragagem, vários tipos de motobombas podem ser utilizados, entre eles, bombas a diesel ou elétricas com sistema de vácuo, bombas submersíveis para drenagem e dragagem e bombas para rebaixamento de lençol freático.
As motobombas devem possuir capacidade de bombeamento de sólidos em suspensão, de acordo com a característica do fluído bombeado.
Motobombas a diesel dispensam a necessidade de energia no local e são indicadas para aplicações onde esta não esteja disponível. Por outro lado, os modelos elétricos não geram emissões e possuem baixíssimo nível de ruído, mais recomendado para obras próximas a centros urbanos, servidos pela rede elétrica.
Há uma variedade de modelos com características e capacidades diferentes, e para cada aplicação há uma solução mais adequada.
São vários os processos em que motobombas são requisitadas para a realização de obras de construção ou aplicação em manutenção de infraestruturas:
O desenvolvimento de projetos de construção ou manutenção de estruturas precisam apoiar-se em serviços especializados para segurança de equipes e evitar impactos negativos ao meio ambiente e comunidades, observando:
Contar com um fornecedor de soluções especializadas para movimentação de fluidos agregará não só maior segurança aos processos, como também maior eficiência e agilidade.
O dimensionamento adequado das motobombas necessárias à aplicação, a escolha do modelo mais adequado de acordo com as características necessárias como, por exemplo, vazão, capacidade de lidar com sólidos, planejamento do local da instalação etc., poupam o responsável pela obra de preocupações e riscos são mitigados.