Canteiro de obras de construção civil e infraestruturas

Operações de dragagem na construção civil

Em que consiste o processo de dragagem e soluções

A dragagem é um método utilizado na construção civil, para a remoção de sedimentos, sejam eles formados por rochas, areia, terra ou outros resíduos. Esse processo pode ser feito no fundo de rios, lagos, portos, oceanos e até mesmo em barragens.

Em operações de dragagem, vários tipos de motobombas podem ser utilizados, entre eles, bombas a diesel ou elétricas com sistema de vácuo, bombas submersíveis para drenagem e dragagem e bombas para rebaixamento de lençol freático.

Equipamentos e características

As motobombas devem possuir capacidade de bombeamento de sólidos em suspensão, de acordo com a característica do fluído bombeado.

Motobombas a diesel dispensam a necessidade de energia no local e são indicadas para aplicações onde esta não esteja disponível. Por outro lado, os modelos elétricos não geram emissões e possuem baixíssimo nível de ruído, mais recomendado para obras próximas a centros urbanos, servidos pela rede elétrica.

Há uma variedade de modelos com características e capacidades diferentes, e para cada aplicação há uma solução mais adequada.

Aplicação de motobombas na construção civil

São vários os processos em que motobombas são requisitadas para a realização de obras de construção ou aplicação em manutenção de infraestruturas:

  • Escavações e construção de fundações para prédios;
  • Rebaixamento de lençol freático;
  • Bombeamento de argilas naturais com alta capacidade de absorver água, chamadas de lamas bentoníticas;
  • Processo de construção e manutenção de estação elevatória de esgoto e estação de captação de água;
  • Manutenção e limpeza da caixa de areia de uma estação de tratamento de água;
  • Manutenção das laterais de córregos e rios que cortam uma cidade;
  • Instalações e manutenções de redes.

Cuidados na escolha da solução de bombeamento correta

O desenvolvimento de projetos de construção ou manutenção de estruturas precisam apoiar-se em serviços especializados para segurança de equipes e evitar impactos negativos ao meio ambiente e comunidades, observando:

  • presença de erosão no terreno;
  • instabilidade na escavação e nos taludes de cortes;
  • interferência da obra em construções vizinhas;
  • existência de inconstância no solo para instalação das redes de esgoto.

Contar com um fornecedor de soluções especializadas para movimentação de fluidos agregará não só maior segurança aos processos, como também maior eficiência e agilidade.

O dimensionamento adequado das motobombas necessárias à aplicação, a escolha do modelo mais adequado de acordo com as características necessárias como, por exemplo, vazão, capacidade de lidar com sólidos, planejamento do local da instalação etc., poupam o responsável pela obra de preocupações e riscos são mitigados.