Conheça os diferenciais das motobombas elétricas

As bombas são equipamentos hidráulicos amplamente encontrados em diversas áreas, que têm como principal função a transferência de fluidos de um ponto a outro.

Dentro deste universo, existem diferentes opções disponíveis, incluindo soluções elétricas ou a diesel.

Como a escolha mais adequada para cada operação passa pelo conhecimento sobre as particularidades de cada uma destas opções, no post de hoje iremos destrinchar um tipo específico de equipamento: as motobombas elétricas.

Infinitas possibilidades

Diferentemente das motobombas a diesel, que funcionam com um motor a explosão, as soluções elétricas são movidas à eletricidade, como o próprio nome sugere.

Essa categoria de motobomba pode ser utilizada em uma série de segmentos e situações, sendo especialmente indicada para sistemas de bombeamento permanentes, que operam 24 horas por dia.

Entre os exemplos de aplicações, podemos citar o desvio do fluxo de água/esgoto em obras de saneamento, movimentação de fluidos para liberação de frente de lavra, esgotamento de cava ou a drenagem de canais.

Seja qual for o trabalho a ser realizado, as bombas elétricas possuem alguns diferenciais que merecem destaque. Listaremos os principais a seguir:

1.    Uso de energia limpa

Um dos principais apelos dos equipamentos elétricos, no geral, é a sustentabilidade. Isso porque eles não emitem CO2 na atmosfera, sendo, assim, mais amigáveis ao meio ambiente. 

2.    Segurança e comodidade operacional

Justamente por serem movidas a energia e não gerarem CO2, as motobombas elétricas também são mais seguras para os operadores e para o entorno, sendo bastante indicadas para ambientes fechados.

Além disso, os motores elétricos também são mais silenciosos, emitindo pouco ou nenhum ruído. Para aplicações em áreas urbanas ou em ambientes naturais, nos quais o ruído causa transtornos e pode afetar a vida ao redor, as motobombas elétricas são uma alternativa eficaz desde que contem com uma fonte de alimentação.

3.    Custo de manutenção reduzido

Por não demandarem a troca de óleo e filtros, as bombas elétricas destacam-se pelo baixo índice de manutenção preventiva. Além disso, os motores elétricos tendem a ter uma vida útil mais longa, quando comparados aos motores movidos a diesel.

Como você viu até aqui, as motobombas elétricas são equipamentos que unem praticidade e sustentabilidade com alta eficiência, para atender as mais diversas exigências do mercado.

Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar no assunto, recomendamos que clique aqui e confira um caso real, no qual seis motobombas elétricas obtiveram sucesso na movimentação de fluidos industriais de uma refinaria de alumina.

2021.01_Blog-Itubombas_Onde-utilizar-as-bombas-submersiveis