22 de Março de 2024
No final de 2022, o funcionamento de uma linha férrea no interior de São Paulo foi seriamente afetado pela erosão causada pelo transbordamento de um córrego durante o período de fortes chuvas daquele verão.
O aumento da vazão do córrego, numa calha originalmente estreita, resultou no desmoronamento de uma grande porção do solo sob a estrutura dos trilhos, que ficou suspensa sobre a cratera que se formou.
Ficou claro que, enquanto a passagem suportava adequadamente o fluxo em condições de tempo seco, o aumento significativo e inédito do volume foi o responsável por expor a fragilidade da estrutura.
Diante dessa situação, a operadora logística responsável pela gestão de linhas nesta malha ferroviária, buscou uma solução para mitigar o problema.
A opção foi alugar motobombas de alta vazão para auxiliar na drenagem do excedente de água durante o restante do período de chuvas daquele ano, como uma ação preventiva quanto a riscos de ampliação do problema. Os equipamentos foram fornecidos em regime de urgência.
Nossa expertise no processo de movimentação de fluidos, a disponibilidade de nossa frota e a rapidez no atendimento favoreceram a escolha por nossas soluções e a mobilização rápida foi crucial.
A medida adotada pelo cliente, não apenas permitiu que a ponte fosse reparada e adequada às necessidades de fluxo do córrego, mas também reforçou a segurança da população vizinha ao local, sujeito a alagamentos, já que as bombas estavam estrategicamente posicionadas para facilitar a drenagem.
Com o sistema de motobombas empregado, o cliente garantiu o controle do fluxo no córrego proporcionando:
Este caso ilustra a necessidade de um olhar atento para riscos dos eventos climáticos extremos e buscar soluções que possam contribuir para evitar ou minimizar seus impactos para benefício de pessoas, meio ambiente e garantir às empresas a continuidade de suas operações, gerando valor para toda a sociedade.