28 de Março de 2021
Após conquistar a tripla certificação de seus processos de gestão nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 180001, em 2018, a Itubombas – empresa do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos de motobombas de alta tecnologia – comemora mais uma conquista: em novembro, a companhia recebeu a certificação na ISO 45001, em sucessão à OHSAS 18001.
A ISO 45001 aprimora conceitos da norma OHSAS incluindo, principalmente, os processos de participação e consulta com a finalidade de incluir efetivamente todos os colaboradores nas ações de melhoria das condições de segurança e minimizar riscos de ocorrências de acidentes.
Mais do que atestar o compromisso da Itubombas com a qualidade, saúde e segurança dos colaboradores, fornecedores e clientes, a nova certificação reflete uma cultura que já está bastante consolidada nas empresas do grupo Atlas Copco. “Entre as ações que realizamos na Itubombas, tendo como foco a segurança, estão as reuniões mensais. Durante os encontros, apresentamos os resultados da companhia nesta frente, de forma clara e transparente, e discutimos o que ainda pode ser feito para melhorar o ambiente de trabalho”, conta Flavio Battistuzzo, Gerente Regional de SHEQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) da Atlas Copco Power Technique para a América do Sul.
Outra iniciativa é o uso de um aplicativo que permite reportar, imediatamente, observações de riscos, ocorrências de quase acidentes ou mesmo acidentes. “Essa ferramenta possibilita que qualquer observação seja reportada em menos de dois minutos. Posteriormente, todas as ocorrências são analisadas profundamente para que, a partir delas, possamos desenvolver projetos de melhorias”, complementa Battistuzzo.
O envio de uma newsletter mensal com informações de atividades importantes da área, diálogos semanais de segurança e publicação de lições aprendidas, são outras ações a destacar. Todas elas têm o objetivo comum de promover a cultura de segurança e, com isso, minimizar riscos de acidentes dentro da organização. “Neste sentido, a ISO 45001 reforça a importância da participação de todos para a construção de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional eficaz”, finaliza Battistuzzo.