Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

KGP_Catanduva_saneamento (2) (005).jpg

Soluções em bombeamento viabilizam manutenção da rede de esgoto de Catanduva (SP)

  • 22/06/2021

Motobombas e acessórios fornecidos pela Itubombas foram utilizados para a realização do by-pass, a fim de não prejudicar o fluxo da linha de esgoto durante a operação. 

Não raramente, as redes de esgoto precisam passar por operações de ampliação ou manutenção, a fim de melhorar os sistemas de coleta dos municípios. Mas, como a geração de esgoto em cidades é uma operação contínua e ininterrupta, é preciso encontrar soluções que permitam a realização do trabalho, sem que o atendimento à população seja prejudicado.

Uma situação semelhante foi vivenciada, em maio, pelo município de Catanduva, localizado no interior de São Paulo. Devido ao crescimento da demanda de esgoto na cidade, a companhia de saneamento local identificou a necessidade de manutenções na linha, bem como a instalação de comportas na rede de esgoto, a fim de possibilitar futuras intervenções.

Diante deste contexto, a empresa responsável pela obra buscou uma solução que permitisse que parte da rede de esgoto ficasse livre de fluxo, para a realização das operações de manutenção e instalação das comportas – tipo de operação que é conhecido como by-pass.

Em resumo, a técnica de by-pass consiste em bloquear o efluente em um determinado ponto da rede, bombeando o fluido por fora deste trecho, por meio de tubos ou mangueiras auxiliares. Desta forma, este processo garante a continuidade do atendimento de água ou esgoto à população, durante a obra.

No caso de Catanduva, a alternativa escolhida para auxiliar nesta missão foi a locação de motobombas a diesel, da Itubombas.

Detalhes do fornecimento

Após uma visita de campo para identificar os pontos de intersecção, vazão necessária, comprimentos dos mangotes e acessórios demandados no projeto, a equipe da Itubombas propôs o fornecimento de duas motobombas a diesel ITU-1212S17, acompanhadas de cerca de 300 m de mangueira Oroflex-20 de 12.

As soluções precisariam atender até 2.700 m³/h. Além disso, elas trabalhariam com esgoto bruto, sem gradeamento, ficando exposta aos diversos corpos estranhos encontrados no local, como sacolas, garrafas pets e papel.

“Para evitar que estes resíduos chegassem até os equipamentos e prejudicassem o trabalho, recomendamos ao cliente o uso de um dispositivo especial na sucção da bomba, que realiza a separação de corpos indesejáveis já na parte externa do poço de sucção. Esse dispositivo exclui a necessidade de içamento do mangote para limpeza do cesto, técnica que é normalmente utilizada nestes casos”, detalhou Matheus Silva, do Departamento Técnico Comercial da Itubombas.

Ao proporcionar a realização do trabalho de intervenção na rede de esgoto de forma menos complexa, o fornecimento da Itubombas ajudou a trazer benefícios para a população de Catanduva, que terá o serviço de saneamento básico melhorado. “Orgulhamos-nos de poder contribuir com a qualidade de vida e com o desenvolvimento da sociedade como um todo, por meio de soluções modernas em bombeamento”, finalizou Silva.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br