Motobombas auxiliam na estabilidade de barragens

27 de Outubro de 2020

Mineradora de grande porte contou com 18 motobombas para auxiliar no processo de estabilização de barragens

Em 2019, uma grande mineradora de Minas Gerais precisou contratar um sistema de bombeamento para auxiliá-la na estabilização de sua barragem de rejeitos durante o período de chuva. Por se tratar de uma situação emergencial, a empresa demandava por uma solução confiável, capaz de operar por longas horas seguidas sem apresentar falhas, e encontrou na Itubombas – companhia do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos motobombas de alta tecnologia – uma parceira capaz de entregar todos esses atributos.

O fornecimento para a mineradora envolveu 18 motobombas a diesel. Com vazão de 1,5 mil m3/h e pressão de até 50 mca cada, os equipamentos do modelo ITU-1212S17 ficaram instalados na por seis meses com o objetivo de garantir a estabilização da barragem de rejeitos da unidade durante o período de chuva.

Por se tratar de um projeto de grande porte, o contrato firmado com a Itubombas foi muito além das motobombas ITU-1212S17. A companhia também disponibilizou o apoio técnico (visitas técnicas em campo e envolvimento da engenharia) para elaboração do projeto, tubulações de sucção de 18 polegadas, manifolds de recalque e demais acessórios para garantir a performance dos equipamentos.

Especialmente em épocas chuvosas, o uso de motobombas podem ajudar a manter a estabilidade das barragens, por meio da drenagem constante das águas e envio delas para canais fluviais. Por sua alta vazão, o modelo ITU-1212S17, fornecido com sistema de monitoramento a distância e acionamento remoto, é um dos mais indicados para este tipo de operação. Vale destacar que, por ser movido a diesel, o equipamento não depende de energia elétrica para funcionar e pode ser montado rapidamente em situações emergenciais.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMA

[email protected]

Skype: adriana-roma

+55 (19) 9 99816-6272

 

LETICIA MILARÉ 

[email protected]

Skype: leticiamilare

+55 (19) 9 9885-6389

thumbnail14