Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

carepa.jpg

Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro

  • 21/12/2021

Empresa utilizou as bombas submersíveis WEDA 110LN da Itubombas para transferir o excesso de resíduos

A carepa, formada por camadas de óxidos de ferro, e o clinquer, constituído por óxidos, calcário e outros elementos resultantes do processo de laminação na indústria siderúrgica, são removidos através de processos como a decapagem e são despejados em tanques em meio aquoso.

Nos tanques, tais elementos concentram-se na superfície do líquido e precisam ser bombeados para o tratamento.

Uma das maiores produtoras de aços planos da América Latina, localizada no Estado do Rio de Janeiro, precisou buscar uma alternativa para a transferência destes resíduos, pois as bombas utilizadas em sua instalação não atendiam à demanda com eficiência, prejudicando a retomada da produção.

A operação exigia que o equipamento possuísse um misturador agregado na sucção para facilitar a homogeneização e, consequentemente, a transferência da lama para os tanques de tratamento.

As bombas submersíveis WEDA 110 LN fornecidas em modo de locação pela Itubombas foram escolhidas para realizar a operação e atenderam todas as especificações.

Estas bombas oferecem várias vantagens. São projetadas para operar com líquidos que contenham partículas abrasivas. O design robusto e de fácil instalação confere resistência e agilidade ao equipamento.

O modelo selecionado é ideal para inúmeras aplicações, como a desidratação de canteiros de obras, minas e áreas salgadas. Seu funcionamento elétrico é compatível com exigências de redução de carbono.

As características construtivas da bomba submersível WEDA 110LN, a facilidade de descarga e o manuseio simples permitiram o bombeamento da lama mais rapidamente e com melhores resultados que a solução anteriormente utilizada, permitindo a retomada de produção em menor tempo e com maior eficiência.

Além disso, a locação de motobombas proporciona ganhos para a operação como um todo, pois os equipamentos são disponibilizados apenas durante o período de uso, reduzindo custo com aquisição e com manutenção.

A solução conquistou o cliente, que optou por incluir as bombas submersíveis da Itubombas em futuras paradas ao longo do ano.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, no interior do estado de São Paulo, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMAadriana@haproposito.com.br  +55 (19) 9 99816-6272

DIEGO CUNHAdiego@haproposito.com.br  +55 (19) 9 99297-4149