Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

4.jpg

Quando chuvas põem em risco a operação, mineradora conta com suporte especializado para controle de barragem

  • 23/11/2021

Chuvas fortes são frequentes na região amazônica, mas altos volumes em curtos períodos podem impactar a continuidade da produção de empresas mineradoras.

O enchimento de tanques de armazenamento e das barragens de contenção de rejeitos pode comprometer as operações das empresas mineradoras. Além da interrupção das atividades, o alto volume de efluentes pode causar eventuais vazamentos para o meio ambiente.

Para evitar cenários como esse, é fundamental contar com o auxílio de parceiros especializados no fornecimento de soluções em bombeamento, mas nem sempre as empresas têm planos de contingência ou sabem quem chamar em situações emergenciais.

Uma companhia mineradora localizada no norte do país, por exemplo, estava com 45% da sua produção de estanho impactada pelas fortes chuvas e a drenagem da água da frente de lavra para um novo reservatório deveria ser realizada com urgência.

Por trás da solução

A Itubombas, empresa especializada na locação de soluções de bombeamento, foi a escolha do cliente e mostrou-se acertada.

Situada no interior de São Paulo, com diversos pontos de atendimento avançado, atua em nível nacional com soluções de bombeamento para aplicação em diversos segmentos industriais.

Além de equipamentos que entregam eficiência para as operações, a Itubombas possui equipe preparada para analisar a necessidade do seu cliente, elaborar o diagnóstico e propor a solução que melhor atenda a demanda, seja urgente ou planejada. São vendedores, engenheiros, equipe técnica, interna e de campo, que seguem as melhores práticas para que todo o processo flua ágil e eficientemente.

Os procedimentos da Itubombas também possuem certificação tripla ISO para as normas 9001, 14001 e 45001, ou seja, processos, meio ambiente e segurança seguem as melhores práticas internacionais.

O cliente pôde contar com diagnóstico, desenvolvimento da solução e entrega em um curto espaço de tempo. Foram fornecidos equipamentos e acessórios como mangueiras, que proporcionaram a vazão necessária com rapidez de instalação, eliminando os riscos à produção e ao meio ambiente.

Empregada em julho de 2021, a solução segue em operação e garantiu a retomada integral da extração do minério.

Detalhes da solução

A demanda da mineradora era por uma drenagem com vazão mínima de 1000 m³/h, altitude para recalque de 122 m e uma distância entre a captação e desague de 2200 m.

A solução desenhada consistiu na instalação de um sistema de bombeamento com quatro motobombas ITU-108S17 ligadas em série. Para transporte do fluido bombeado foram utilizadas mangueiras flexíveis de 14 polegadas, entregando vazão de 1150 m3/h.

O sistema fornecido pela Itubombas recuperou o ritmo operacional e a produtividade da mineradora. Além de evitar a mão de obra parada na unidade e a ociosidade dos equipamentos de lavra da mina, sanou-se também o risco de exposição da empresa a passivos ambientais.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, no interior do estado de São Paulo, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMA

adriana@haproposito.com.br  +55 (19) 9 99816-6272

DIEGO CUNHA

diego@haproposito.com.br  +55 (19) 9 99297-4149