Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

ib_banner_blog_26_04_22.png

Projeto de monitoramento de sump reduz em 70% as manutenções corretivas de bombas de sucção

  • 26/04/2022

Equipes de serviço bem capacitadas apontam soluções para benefício do cliente agregando maior valor aos processos.

Entre os diversos processos de uma planta de mineração, está o chamado sump, uma espécie de reservatório geralmente utilizado para armazenar água ou lama durante o processamento do minério.

Desde 2018, uma grande empresa do setor contava com equipamentos para bombeamento da Itubombas, empresa especializada em locações customizadas, para garantir a vazão de água do sump, localizado em um ponto sujeito a grandes variações de nível. Em um determinado momento poderia estar cheio, devido ao nível de chuvas e do lençol freático, enquanto em outros momentos, vazio ou com pouca quantidade de água para bombear.

A oscilação de nível exigia que a mineradora disponibilizasse um operador 24 horas por dia para monitorar o sump, realidade que colaborava para o maior número de paradas e manutenções corretivas no equipamento devido à cavitação (vaporização e formação de bolhas de ar), além de um alto consumo de combustível, já que as bombas são movidas a diesel.

Quando a escolha de fornecedores recai sobre empresas comprometidas com o resultado do cliente, o resultado é superior. O operador responsável pelo processo analisou as exigências da operação e seus impactos e sugeriu uma melhoria ao cliente, através da instalação de um sistema de sondas de nível.

O novo projeto consistiu em utilizar sondas de nível para medir o volume de água dentro do sump. Na medida em que o nível aumentava, os equipamentos eram acionados e aceleravam em rampa, aumentando a capacidade de sucção das bombas. Quando o nível de água caía, o efeito contrário acontecia e os equipamentos eram desacelerados até o momento em que desligavam.

Com a medida, a empresa não precisou manter um operador 24 horas no monitoramento desse processo e as manutenções corretivas foram reduzidas em 70%. Outra vantagem importante do projeto foi a redução do consumo de combustível.

A ideia foi tão boa que recebeu reconhecimento durante um programa interno de melhorias da mineradora. Entre outras 95 ideias, a solução da Itubombas recebeu o segundo lugar na votação dos colaboradores da empresa.