Itubombas desenvolve solução de motobombas instaladas em série

A inovação foi necessária para superar a profundidade da cava da mina Surubim, que estava sem operar desde 2014 e acumulou grande volume de água.

Quatro motobombas fornecidas pela Itubombas foram locadas pela Mineração Caraíba, em abril de 2017. Com altura de 150 m e capacidade para esgotamento 400 m3/h, os equipamentos, modelos ITU-64S17, foram usados no esgotamento de cava da mina Surubim, em Curuçá (BA).

“A drenagem da cava é um desafio nas minas a céu aberto pela recorrência e pela profundidade, principalmente quando ficamos tanto tempo sem as atividades de extração. Com a disponibilidade de locar as bombas, a Itubombas nos atende sempre que precisamos e de forma customizada”, analisou o gerente da Mineração Caraíba, Robson Guimarães. A mineradora opera na extração de cobre na Bahia, desde a década de 70.

Para se ter uma ideia do que foi essa empreitada, em 45 dias de operação, mais de 360 mil m3 de água foram retiradas do local. Além do volume, a profundidade de 60 m era outro desafio e, para enfrentá-lo, a Itubombas desenvolveu uma solução de equipamentos instalados em série, ou seja, uma bomba foi ligada na outra para superar a profundidade total.

Especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia e instalação de conjuntos de motobombas a diesel com escorva automática, a Itubombas atende o setor de mineração por meio de tecnologias que realizam desde o bombeamento de água para testes de plantas de processamento ou dutos de transporte de minérios, incluindo estanqueidade, até o bombeamento efetivo de materiais líquidos.

Em decorrência das chuvas frequentes na região e do sucesso na parceria, as empresas já renovaram o contrato de fornecimento de motobombas para 2018.

instaladas-em-serie