Obra de revitalização urbana em Itu

Motobombas a diesel atuaram em regime de By-pass, procedimento que diminui o fluxo de água e desvia a vazão para garantir a continuidade da operação.

Dois equipamentos da Itubombas, modelo ITU-88S12, foram adotadas nas obras de drenagem, revitalização urbana e controle de erosão dos córregos Taboão, Brochado e Guaraú, em Itu (SP). As motobombas da empresa foram locadas pelo Grupo Senpar Terras de São José, construtora responsável pela execução do projeto.

Utilizadas entre os meses de fevereiro e março, as soluções bombearam as águas dos córregos em regime de By-pass – procedimento em que é preciso diminuir o fluxo e desviar a vazão, garantindo a execução da obra. Operando no local por cerca de trinta dias, cada motobomba retirou uma média de 800 m3 de água por hora.

De acordo com Oswaldo Martins, encarregado de obras da Senpar, essa não é a primeira vez que a empresa recorre às tecnologias da Itubombas. “Já utilizamos as motobombas em outros trechos desse mesmo projeto, que foi iniciado pela Prefeitura de Itu em 2013”, diz. “Os equipamentos são ágeis e atenderam as nossas expectativas em todas as ocasiões. Por esse motivo, temos planos de manter essa parceria no futuro”, complementa Martins.

Com potência de 160 cv, a motobomba a diesel ITU-88S12 permite a passagem de sólidos de até 75 mm. Entre os diferenciais do produto está o sistema de escorva automática com bomba de vácua do tipo diafragma, que é um dos mais eficientes do mercado.

em-Itu2