Construção da usina hidrelétrica de Jirau

Hidrelétrica de Jirau amplia o uso de equipamentos da Itubombas em sua obra.

A Itubombas continua ativa na obra de Jirau. Os equipamentos da empresa foram usados para bombeamento, para restabelecer a carga hidráulica nas áreas entre as ensecadeiras e as casas de forças nas duas margens do rio Madeira, no estado de Rondônia, onde está sendo construída a usina.

A atividade está sendo realizada em duas etapas. Na primeira, foram usadas três bombas com capacidade para movimentar 2.000 mil m³/h e nove bombas com capacidade para 950 m³/h. Isso na margem esquerda. Na outra margem do rio, foram usadas seis bombas para 2.000 m³/h e outras três bombas para 950 m³/h. A segunda etapa de bombeamento acontece em 2014 e de acordo Alisson Costa, Gerente de Apoio Técnico à Obra da Leme Engenharia – empresa responsável pela engenharia do proprietário na obra –, o uso de equipamentos da Itubombas já está confirmado.

Na etapa concluída, ele conta que o maior desafio foi atender ao enchimento dos recintos nos prazos estabelecidos pela ESBR. Apesar dos ajustes necessários à operação de enchimento de grande porte, Alisson Costa avalia que o resultado final foi positivo. “Tivemos paradas para reparos, mas o atendimento e as respostas da Itubombas foram muito bons e rápidos durante todo o transcorrer dos serviços.”, reforça o profissional da Leme Engenharia.

presenca-construcao-de-usina