Esgotamento emergencial de cava para continuidade da operação

1 de Abril de 2021

Empresa recorre à locação para esgotamento emergencial de cava

Em janeiro, uma mineradora localizada no interior de Minas Gerais se deparou com um grande desafio: a fim de evitar a parada de toda a sua operação, a empresa precisaria realizar um bombeamento emergencial de uma cava para outra. Para que o trabalho fosse concluído com sucesso, o sistema de bombeamento deveria atingir dois mil m3/h, com uma altura manométrica de 300 mca, em um local de dificil acesso e sem energia elétrica – características que tornavam o fornecimento ainda mais crítico e desafiador.

A solução encontrada pela mineradora para contornar o problema foi contratar os serviços da Itubombas, empresa do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos de motobombas de alta tecnologia, que forneceu bombas auto-escorvantes com motor à combustão para auxiliar na missão.

O sistema de bombeamento fornecido consistia em quatro estações operando em série, em uma tubulação de recalque com 7km de comprimento, a fim de atingir a vazão e altura manométrica necessárias para a realizaçãodo esgotamento. Cada estação de bombeamento foi montada com três bombas ITU 10x8S17 em paralelo, com objetivo de aumentar a vazão e manter a pressão do sistema.

As soluções utilizadas reuniram o que há de mais tecnológico em bombas móveis com sistema de escorva automática a vácuo, como cabine de proteção acústica e motor a combustão com sistema eletrônico. Levando em consideração que o sistema de bombeamento era crucial para o pleno funcionamento da mina e que a fabricação de bombas poderia demorar cerca de 180 dias, a decisão pela locação dos equipamentos se apresentou como uma opção ideal para evitar que a mineradora paralizasse suas operações.

Além das motobombas e da locação de acessórios que acompanham os sistemas de bombeamento, a Itubombas também ofereceu todo o suporte de engenharia, visita técnica e dimensionamento de projeto para atender às necessidades do cliente.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse: www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMA

[email protected]

Skype: adriana-roma

+55 (19) 9 99816-6272

 

LETICIA MILARÉ

[email protected]

Skype: leticiamilare

+55 (19) 9 9885-6389

Informações Comerciais

 

ROBERTO HORII

Gerente de Vendas da Itubombas 
[email protected]

+55 (11) 98622-0115

bd9802f