Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

case_topo_site.jpg

Empresa de cosméticos adota solução da Itubombas em sistema de combate ao incêndio

  • 25/05/2021

Equipamento foi utilizado como backup durante a parada de manutenção

Obrigatório em diversos setores industriais, os sistemas de combate ao incêndio têm como objetivo disponibilizar recursos que permitam ação imediata na supressão de incêndios e evitar acidentes de grandes proporções, tendo em vista que equipamentos e sistemas podem apresentar falhas, bem como incidentes de ordem climática ou outros, colocando em risco pessoas e instalações.

Para que a segurança seja completa, é de suma importância que sejam realizadas manutenções periódicas dos sistemas de combate ao incêndio, a fim de garantir o máximo desempenho dos equipamentos que os compõem, como é o caso das motobombas. Além das fundamentais questões de segurança, tais sistemas cumprem obrigações legais e securitárias, que impactam nas renovações de contratos.

Uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil necessitava atender aos protocolos de segurança em meio à pandemia, programando a manutenção da bomba do sistema de combate a incêndio utilizado em sua unidade e que se encontrava em atraso.

Para garantir que o sistema estivesse perfeitamente operacional enquanto a motobomba própria passava por revisão, a companhia optou pela locação de um equipamento de backup.

Encontrando o parceiro ideal

A manutenção do equipamento oficial próprio seria iniciada somente após a instalação da motobomba backup. Para isso, a empresa procurou um fornecedor com know-how para atender à programação e com conhecimento das normas técnicas envolvidas, recorrendo à Itubombas – empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas para as mais diversas necessidades.

“Em visita técnica ao local, identificamos que a casa de bombas não comportaria a presença de dois equipamentos ao mesmo tempo, pois precisávamos colocar a nossa solução em operação antes de desligar a do cliente”, conta Arlindo Cruz, Engenheiro de Aplicações da Itubombas.

Solução adotada

A equipe técnica da Itubombas desenhou solução para instalação externa à casa de máquinas especificando todos os acessórios, dimensionando mangotes, número de curvas e reduções, para conexão das tubulações do sistema do cliente à motobomba back-up. As perdas de carga para esse trajeto foram acrescentadas às condições originais. “Com essa solução, conseguimos manter as condições de operação do sistema de combate ao incêndio, mesmo com a bomba backup instalada em um local diferente”, complementa Cruz.

A motobomba fornecida pelo período de quatro meses foi a ITU-108S17. O equipamento proporciona vazão de 1.000 m3/h e pressão de até 90 mca.

Com a adoção da solução backup, o cliente conseguiu realizar a manutenção do sistema próprio de combate ao incêndio, garantindo a segurança da unidade ao longo do processo.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMAadriana@haproposito.com.br  Skype: adriana-roma +55 (19) 9 99816-6272

LETICIA MILARÉleticia@haproposito.com.br Skype: leticiamilare +55 (19) 9 9885-6389

Informações Comerciais

ROBERTO HORII Gerente de Vendas da ItubombasRoberto.horii@itubombas.com.br +55 (11) 98622-0115