Notícias e novidades
sobre nós e nossos produtos
Notícias

Fique por dentro
do mundo Itubombas

92-Braskem_Tecnosonda_fluido abrasivo.jpg

Empresa aposta em motobombas para drenagem de fluídos abrasivos

  • 05/04/2021

Três equipamentos ITU-44S10, da Itubombas, estão sendo utilizadas no sistema de transferência de salmoura da companhia

Trabalhar com fluidos abrasivos requer cuidados, especialmente no que diz respeito à prevenção de acidentes, mas também em relação à eficiência das operações devido ao desgaste imposto aos equipamentos. Considerando que a intervenção humana deve ser a mínima possível nestes casos, é fundamental que as empresas que lidam com esse tipo de material contem com o apoio de equipamentos confiáveis.

Aplicação de drenagem de salmoura

Uma companhia do ramo petroquímico precisava realizar a drenagem de fluidos abrasivos, salmoura e água com areia, durante o processo de ampliaçãode uma de suas unidades. Enquanto aguardava a chegada de equipamentos adquiridos para o projeto, uma solução temporária se fazia necessária.

As exigências do projeto consistiam em obter equipamentos que atendessem aos requisitos técnicos e de segurança, mas também contingências logísticas, devido aos vários pontos de coleta dos fluidos e a localização do reservatório no complexo industrial.

Detalhes da solução

A solução escolhida para atender a demanda foi a locação de motobombas a diesel ITU-44S10, da Itubombas. Ao todo, três equipamentos do mesmo modelo operam no local, bombeando 150 m3/h de salmoura ou água e areia em cada ponto de trabalho, com atuação 24/7 e uma pressão total de cerca de 10 mca.

As funções de escorva e sucção automáticas, características dos equipamentos da Itubombas, proporcionam mínima interferência humana possível no processo e foram preponderantes para a consolidação do fornecimento.

Outro diferencial de destaque é a robustez das motobombas ITU-44S10. As partes que entram contato com o fluido abrasivo, por exemplo, são revestidas com tinta cerâmica. Já a voluta é confeccionada em aço inox. Essa construção foi pensada para evitar o desgaste prematuro de peças e componentes, suportando assim a abrasividade do fluido, ao mesmo tempo em que diminui o número de paradas para manutenção e garante a segurança em todos os processos.

Além disso, a equipe técnica da Itubombas demonstrou o know-how necessário para adequar os equipamentos aos espaços definidos dentro do parque industrial e ofereceu atendimento de pós-vendas ágil e eficaz.

Prevista para durar quatro meses, a solução continua em operação no cliente.