Saiba quando realizar a manutenção da sua bomba

Seguir boas práticas de manutenção é a melhor forma de garantir que as bombas operem nas condições ideais.

Quando falamos neste tipo de serviço, é importante lembrar que ele pode ser dividido em três tipos:

Manutenção preventiva: atua na prevenção de reparos mais graves por meio de avaliações, ajustes e limpezas programados;

Manutenção preditiva: analisa o comportamento dos equipamentos, por meio de dados coletados via inspeções ou monitoramento, a fim de prever eventuais problemas;

Manutenção corretiva: é o reparo efetuada após a ocorrência de uma falha, com o objetivo de recuperar as características originais da bomba.

Considerando as três opções listadas acima, podemos dizer que a manutenção preventiva é a melhor escolha para evitar prejuízos. Afinal, quando o equipamento passa por revisões programadas que detectam previamente possíveis problemas em peças ou na estrutura geral, as chances de ele quebrar abruptamente, interrompendo o processo no qual está sendo utilizado, são bem menores. Além disso, a prática ajuda a aumentar significativamente a vida útil das bombas.

Neste sentido, um bom plano de manutenção programada deve ter como finalidade controlar e monitorar itens específicos para reduzir ou impedir falhas no desempenho da bomba, aumentando a confiabilidade e garantindo que ela opere nas condições parecidas com as de fábrica.

É importante que conste no plano uma lista de quais itens deverão ser verificados diariamente e semanalmente, bem como os itens a serem substituídos de acordo com o tempo de uso. A periodicidade das manutenções preventivas pode variar de acordo com os tipos de bombas e especificidades da operação. Por isso, o ideal é seguir as recomendações contidas no Manual de Operação do fabricante.

Quais cuidados tomar na hora da manutenção?

Para que a manutenção em bombas aconteça de forma segura, é recomendado que ela seja realizada apenas por técnicos do próprio fabricante ou profissionais treinados, capacitados e autorizados pela marca.

Além disso, antes de iniciar qualquer tipo de manutenção, é importante desligar o equipamento conforme o passo a passo descrito no Manual de Operação. Por segurança, a chave geral da bomba deve ser retirada até que todas as verificações sejam concluídas, impedindo partidas inesperadas do equipamento e acidentes.

Para ter mais tranquilidade com relação a este processo, muitas empresas optam pela locação de bombas ao invés da compra do equipamento. A alternativa atende os diferentes segmentos de mercado, em operações sazonais, emergenciais, manutenções, reestruturações, projetos de expansão ou para reduzir o tempo de espera e a flutuação da demanda.

Uma das vantagens desta modalidade é que a manutenção deixa de ser uma preocupação para o contratante, pois todo o suporte com relação à instalação e manutenção dos equipamentos é dado pelo fornecedor. Desta forma, o cliente pode focar toda sua energia na operação principal.

Para conhecer outras vantagens da locação de bombas, clique aqui e leia o conteúdo que produzimos sobre o assunto.

2020.07_Blog-Itubombas_Saiba-quando-realizar-a-manutencao-da-sua-bomba