Soluções para bombeamento de resíduos sólidos

Solução para bombeamento de resíduos sólidos

Aplicação de motobombas para movimentação de resíduos sólidos

Os resíduos sólidos são encontrados em diferentes aplicações de bombeamento, como por exemplo, extração (estéril) e tratamento/beneficiamento (rejeitos) de mineração, na limpeza de tanques da indústria química, nas estações de tratamento de efluentes, entre outras. É importante destacar que as motobombas projetadas para lidar com esses resíduos precisam suportar altos teores de abrasividade, ao mesmo tempo em que atendem as demandas de vazão e altura diferencial exigidas pelo processo.

Quando há necessidade de realizar a movimentação de resíduos sólidos, o projeto deve contemplar, além das motobombas, os acessórios, como mangueiras   e acoplamentos. Soluções especializadas apresentam ainda cabine silenciada e acessórios mais específicos para cada aplicação, como flutuadores por exemplo. O suporte técnico especializado é fundamental para o dimensionamento hidráulico de cada aplicação.

 

Escolhendo a tecnologia para resíduos sólidos

A priori, é preciso escolher as máquinas aptas para o trabalho em condições severas, com capacidade de operar com rapidez e eficiência. Os principais aspectos a se avaliar estão diretamente relacionados ao tipo de fluido e já falamos disso em outro post. Clique aqui para saber mais sobre os quesitos para a especificação correta de uma solução de bombeamento. Abaixo destacamos alguns aspectos essenciais envolvidos na solução.

  • Capacidade de passagem de sólidos oferecida pela solução
  • Robustez do equipamento para evitar interrupções e atrasos nos processos
  • A existência de dispositivos como escorva automática, que permite iniciar o bombeamento a seco
  • Suporte especializado para o projeto da solução e durante a operação
  • Segurança operacional, para pessoas e meio ambiente.

 

Tipos de motobombas

Quanto aos tipos de motobombas utilizadas, há várias opções e podem ser a diesel ou elétricas.

  • Motobombas centrífugas a diesel ou elétricas
  • Motobombas submersíveis para dragagem (elétricas)
  • Motobombas submersíveis para drenagem (elétricas)

Os modelos equipados com agitadores, como é o caso das bombas submersíveis para dragagem, permitem colocar os sólidos em suspensão. O procedimento auxilia na remoção de grandes quantidades de sedimentos do fundo de tanques de água, lagos ou portos, como polpa, lodo, lama, rejeitos, argila, entre outros.

Motobombas submersíveis para dragagem agregam desempenho e facilidade no manuseio até para as mais pesadas aplicações de bombeamento de sólidos, contando com construções robustas, equipadas com motores potentes e excelente desempenho.

Outros tipos de equipamentos à diesel devem contar com sistema de proteção do motor, podendo ter a opção de controle de nível automático.

A escolha da solução para cada aplicação deve ser completada pelo apoio técnico, por meio de visitas especializadas, desenvolvidas por equipe capacitada, dimensionamento de equipamentos, tubulação e demais acessórios para garantir o melhor desempenho, o cumprimento de cronogramas e, acima de tudo, a segurança das equipes em campo.