26 de Setembro de 2025
O setor de papel e celulose é um dos mais relevantes do Brasil, com empresas centenárias e números expressivos: o país é o 4ª maior produtor de celulose e ocupa a 9ª posição em produção de papel no mundo. Essa posição de destaque é favorecida pelo clima brasileiro, ideal para o cultivo de florestas de eucalipto, que atingem maturidade em cerca de sete anos, em um modelo de indústria circular e sustentável.
O crescimento constante do setor atrai investimentos financeiros e tecnológicos. |
No Mato Grosso do Sul está a maior linha produtiva de celulose do mundo, um marco que reforça a relevância do Brasil no mercado global. Segundo o portal Madeira Total, primeiro site de informações e negócios da cadeia produtiva da madeira no Brasil, a unidade industrial reúne um dos pacotes mais avançados de automação e digitalização já implantados no setor, garantindo um nível inédito de autonomia operacional e estabelecendo um novo padrão de eficiência e inovação.
Apesar do crescimento e das inovações, o setor enfrenta desafios:
Na indústria de papel e celulose, a movimentação de fluidos está presente em praticamente todas as etapas da produção e exige soluções específicas para garantir eficiência, segurança e continuidade operacional. As motobombas são aplicadas em processos como:
Esses processos exigem atenção especial a fatores como densidade e abrasividade dos fluidos, tempo de interrupção permitido em paradas planejadas ou emergenciais e a adequação das curvas hidráulicas para garantir o máximo desempenho.
A locação de motobombas surge como alternativa eficiente para o setor, oferecendo:
Com processos cada vez mais complexos e exigentes, a indústria de papel e celulose depende de soluções de bombeamento eficientes, sustentáveis e seguras para manter sua competitividade.
Nesse cenário, a Itubombas posiciona-se como parceira estratégica, oferecendo equipamentos de alta performance, tecnologia de ponta e suporte especializado para garantir a continuidade operacional em várias etapas do processo produtivo.