Consideradas essenciais para o bom funcionamento de um sistema de bombeamento, as mangueiras são responsáveis por realizar a condução dos mais variados fluidos em processos industriais.
Entre os principais modelos disponíveis, o destaque fica com as mangueiras flexíveis de 14 polegadas, componente utilizado em operações que demandam grandes vazões.
Mangueiras flexíveis x tubos rígidos
Listamos algumas das vantagens das mangueiras flexíveis em relação aos tubos rígidos:
- Logística: menor custo com frete;
- Facilidade e rapidez na montagem;
- Menor custo com a mão de obra na instalação;
- Teste hidrostático garantido;
Por serem mais leves e ocuparem um menor espaço durante o armazenamento e o transporte, essas mangueiras tendem a ser mais competitivas. Afinal, otimizam o processo de instalação e garantem a economia de tempo e capital ao contratante do serviço.
Além disso, elas possuem a prerrogativa dos testes hidrostáticos, que têm a finalidade de verificar a efetividade entre o dimensionamento e a função para que a mangueira foi projetada.
Casos indicados
As mangueiras flexíveis são indicadas para sistemas de bombeamento que vão operar com grandes vazões ou extensas distâncias entre um ponto e outro. Há aplicações de vários quilômetros.
Outros fatores para sua escolha são o prazo disponível para instalação e início de operação do sistema de bombeamento, características do local, disponibilidade de mão de obra, objetivos de sustentabilidade da empresa e custos.
É importante observar que contar apenas com o equipamento adequado não é sinônimo de sucesso. O suporte especializado para a instalação e operação correta dos sistemas de bombeamento é fundamental.
Uma falha no processo de dimensionamento e montagem dos sistemas de conexão, por exemplo, pode prejudicar a continuidade das atividades e até mesmo causar eventuais acidentes.
Outro ponto importante é considerar o período de utilização da solução de bombeamento como um todo. Muitas aplicações são sazonais e a opção pela locação agrega outros diferenciais positivos.