Nas publicações anteriores, você pôde conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das bombas submersíveis, bem como as principais aplicações para este tipo de equipamento, que se destaca por atender a uma ampla variedade de projetos de dragagem e drenagem.
Agora que você já ficou por dentro destes pontos iniciais, chegou a hora de falarmos sobre um assunto primordial: a escolha do equipamento que melhor irá atender as necessidades da sua empresa.
Para começar, é importante saber que a escolha de uma bomba adequada à aplicação deve levar em consideração diversas características, como:
· Tipo de fluido a ser bombeado;
· Existência ou não de partículas sólidas;
· Tamanho das partículas;
· Teor químico do fluido;
· Vazão requerida;
· Distância de elevação ou deslocamento do fluido.
Muito além dos tópicos listados acima, existem outros fatores que também impactam a qualidade das operações. A relação entre potência e peso dos equipamentos, por exemplo, deve ser feita de forma a facilitar o manuseio e o posicionamento das bombas em campo. O uso de materiais construtivos resistentes à abrasão e à corrosão, por sua vez, também faz toda a diferença para o sucesso do trabalho a ser realizado.
A importância do dimensionamento correto
Independentemente do serviço a ser executado, vale lembrar que o dimensionamento correto do equipamento, considerando todas as características mencionadas acima, é fundamental para o bom desempenho do mesmo. Por isso, é fundamental contar com um parceiro de confiança, que possa lhe apoiar neste processo e oferecer todo o suporte necessário para o sucesso da sua operação.
A locação de bombas submersíveis pode ser uma excelente alternativa nesta frente. Nesta modalidade de serviço, a responsabilidade pelo pleno funcionamento dos equipamentos fica a cargo do locador, permitindo que o cliente foque em questões mais estratégicas para o seu negócio.