Enchente áreas urbanas

Bombeamento em centros urbanos

Quais cuidados devem ser tomados?

Oficialmente, o dia 21 de dezembro marca o início do verão. No entanto, a verdade é que cada vez mais o clima surpreende, seja com as bruscas mudanças de temperatura ou com a frequência de chuvas fortes. No segundo caso, há ainda uma consequência que afeta comunidades e negócios em grandes centros urbanos: os alagamentos.

Gestores públicos, concessionarias, entre outros agentes, precisam contar com alternativas no enfrentamento dessas ocorrências. 

A principal delas, é claro, é a prevenção. Anualmente, o governo estadual, as prefeituras e a Defesa Civil preparam um plano de contingência para remoção de pessoas, atendimento aos desabrigados, evacuação de áreas de risco entre outras ações para evitar vítimas. O monitoramento das encostas por sensores, que captam a movimentação do solo, e a emissão de alertas pelo WhatsApp para a população complementam as ações preventivas.

O segundo cuidado é ter a certeza de que contará com os recursos adequados para colocar em prática o que se estabeleceu no Plano de Contingências, como, por exemplo, estruturas para resgaste de pessoas, equipamentos e tecnologias para controle de alagamentos, remoção de águas e lodos em áreas inundadas, entre outros.

 

Motobombas e sistemas de bombeamento para controle de enchentes

Focando na contribuição que sistemas de bombeamento oferecem para estas situações, citamos a realização do controle de nível em regiões sujeitas a tais riscos, com desvio do excesso de água para outros pontos pré-determinados e o uso de motobombas para remoção da água e lodos de áreas alagadas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, durante uma inundação que ocorreu na Zona Leste, próxima ao Rio Tietê,  o bombeamento e drenagem permitiu que pontos alagados fossem liberados rapidamente. Ler história aqui

Na cidade do Rio de Janeiro, motobombas submersíveis, indicadas para locais de difícil acesso, foram utilizadas com a mesma função durante período de chuvas intensas.

Sejam quais forem as condições do local em que tais equipamentos entrarão em atuação é importante observar certos cuidados:

  • Qualidade dos equipamentos para maior eficiência e segurança.
  • Conexões utilizadas adequadas e seguras, tendo em vista que equipamentos são móveis.
  • Sistema de vedação, tendo em vista que os equipamentos são móveis e proteção contra vazamentos, evitando contaminação do ambiente.
  • Equipe de campo capacitada para operação dos equipamentos. 
  • Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para lidar com as motobombas e na movimentação no entorno das áreas alagadas.
  • Procure sempre um parceiro especializado nestes processos.

Quer saber mais sobre motobombas, aplicações e soluções, assine nossa Newsletter ou visite nossas páginas de produtos e notícias.