Adutora da Sabesp tem motobombas em sistema de captação

Em junho, o Governador Geraldo Alckmin inaugurou oficialmente a adutora Guaió-Taiaçubepa, que capta água do Rio Guaió – na divisa das cidades de Fernando de Vasconcelos e Suzano – e a entrega na represa Taiaçupeba, que integra o sistema de reservatórios do Alto Tietê. O projeto conta com quatro motobombas a diesel fornecidas pela Itubombas, e capta cerca de 1m³ de água por segundo.

A obra conta com 9 km de tubulação que vai do Rio Guaió até o Rio Ribeirão dos Moraes. Com investimento total de R$ 28,9 milhões, a nova adutora capta água suficiente para abastecer mais de 300 mil pessoas.

Segundo Francisco J. F. Paracampos, superintendente da Unidade de Negócio Centro-MC, da Sabesp, a estação elevatória composta por três motobombas operacionais e uma reserva, todas do modelo ITU86C17, da Itubombas foi essencial para o projeto. “Agradeço à equipe da Itubombas pela total atenção dispensada a esse projeto e o comprometimento na busca da melhor solução possível, que o cenário impunha”, diz.

 

As motobombas em questão estão instaladas em regime paralelo, de modo que os três equipamentos operacionais funcionarão cerca de 12 horas por dia, podendo estender o período para 24 horas se a Sabesp avaliar necessário. O equipamento reserva é acionado automaticamente se alguma das demais for paralisada por qualquer motivo que seja. “Além das motobombas, fornecemos os mangotes que interligam a tubulação de sucção às motobombas e toda a automação necessária para o funcionamento autônomo dos equipamentos”, diz Rodrigo Law, Diretor da Itubombas.

 

Sabesp-solucoes-Itubombas