5 de Fevereiro de 2025
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, apontou que os investimentos em saneamento encolheram significativamente no Brasil nos últimos anos, o que chama a atenção para um fato importante: ainda falta muito para o país universalizar os serviços até 2033, conforme meta prevista pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). A boa notícia é que, mesmo a passos lentos, alguns Estados seguem investindo nesta frente, a exemplo da Bahia, que está com um projeto de recuperação de rede de esgoto em andamento em Salvador
A obra em Salvador, iniciada no começo de 2019, foi realizada em diferentes trechos da capital baiana e envolveu a utilização de dez equipamentos, sendo quatro motobombas do modelo ITU-88S12 e seis ITU-1212S17. As soluções atuaram em operações de by-pass, método que desvia o fluxo da rede de esgoto para manutenções das tubulações ou ampliações delas.
Tratou-se de um projeto bastante desafiador. Foi realizado o bombeamento de esgoto em uma das principais avenidas de Salvador e toda atenção era necessária, uma vez que qualquer erro de operação poderia causar transtornos à população e aos órgãos ambientais.
Devido à complexidade da operação, a Itubombas não apenas disponibilizou seus equipamentos, como também disponibilizou suporte total ao cliente da equipe de engenheiros e técnicos realizando visitas técnicas frequentes desde o dimensionamento do projeto. Cabines silenciadas para atenuação de barulho em regiões urbanas, todos os acessórios necessários para a montagem do sistema (como tubulação, mangueiras e conexões) e mão de obra qualificada para atendimento, montagem e operação das motobombas fizeram parte do projeto. Além disso, o conjunto fornecido contou com um sistema de automação.
Os modelos ITU-88S12 possuem uma vazão de 800 m3/h e pressão até 30 mca, já os modelos ITU-1212S17 operam como uma vazão de 1.500 m3/h e 50 mca.