Itubombas participa da construção de cabo óptico submarino

O cabo óptico Monet, que ligará o Brasil à América do Norte, por meio das cidades brasileiras de Santos (SP) e Fortaleza (CE), teve atuação de equipamentos da Itubombas. As motobombas ITU-86C17 e ITU-64S17 foram adotadas durante o enterramento dos cabos óticos submarinos que iniciaram os dez primeiros quilômetros  cabos  lançados a partir das duas cidades litorâneas.

As bombas foram usadas para hidrojateamento, auxiliando a movimentação de um carro dobrável para transportes (cart), usado no posicionamento dos cabos na rota adequada. “Optamos por locar da Itubombas, que já nos atendeu em outros projetos”, diz Gustavo Frota, proprietário da Gaf Consultoria Marítima. A escolha também levou em conta a potência motora e a autonomia operacional dos equipamentos.

A Gaf representa a Maritech Internacional no Brasil e é a responsável pela implantação, e posterior manutenção, desses dez km iniciais da rede em Santos e Fortaleza, algo que foi executado em apenas 15 dias após a escolha dos equipamentos adequados. “Quando se trabalha em alto mar, há várias complicações, mas realizamos o processo rapidamente com o auxílio das bombas”, diz Frota.

O cabo óptico Monet envolve investimentos totais de cerca de R$ 900 milhões, sendo que só em Fortaleza serão aportados R$ 35 milhões, incluindo a construção de um data center. Quando finalizado, o projeto poderá trafegar até 60 Tera Bits de dados por segundo entre o Brasil, Angola e Estados Unidos.

cabo-optico-submarino