Enchimento de ensecadeira no complexo do Rio Madeira

Equipamentos chegaram a trabalhar na capacidade máxima de 15 mil m³ de água bombeada por hora.

A Itubombas, empresa especializada na locação de conjuntos motobomba de alta tecnologia, deslocou 13 equipamentos centrífugos a diesel para efetuar o enchimento da ensecadeira no complexo hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia.

Juntas, as 13 máquinas bombearam até 15 mil m³ de água por hora, no nível próximo à ensecadeira. De acordo com Rodrigo Law, diretor da Itubombas, foram alocados dez modelos de 1.000 m³ e três modelos de 2.000 m³ para atender o cronograma da obra, entre os meses de setembro de 2012 e maio de 2013. Conforme ele explica, o primeiro desafio da empreitada foi conseguir levar os equipamentos da matriz localizada em Itu, no interior de São Paulo, até o local da obra, em Rondônia, no prazo estipulado pelo cliente. “Nosso prazo limite era de 40 dias para realizar todo o bombeamento. A logística foi um ponto crítico nesse projeto”, observa Rodrigo Law, diretor da empresa.

Ainda segundo o executivo, a operação superou as expectativas do consórcio construtor. “Acredito que o sucesso da operação está na escolha dos equipamentos a diesel, que são mais adequados para operações em campo como o da hidrelétrica de Jirau. Esse tipo de máquina é de instalação mais simples quando comparada ao equipamento de propulsão elétrica”, finaliza.

presenca-construcao-de-usina