Motobomba para dragagem

O que é dragagem?

A dragagem é o processo de limpeza, desassoreamento, escavação e remoção de sedimentos do fundo de grandes reservatórios de água, sejam eles naturais, como os rios e oceanos, ou construídos pelo ser humano, como as barragens e represas.

 

Onde se utilizam processos de dragagem?

Os processos de dragagem são amplamente utilizados em segmentos industriais em geral como petroquímicas, construção civil, obras de infraestrutura, saneamento, mineradoras, entre outras.

Alguns exemplos de aplicações:

  • limpeza de tanques de tratamento de efluentes;
  • bombeamento de lodo e limpeza de tanques em Estações de Tratamento;
  • bombeamento de rejeitos na mineração;
  • desassoreamento de lagos, reservatórios.

 

Motobombas nos processos de dragagem

As motobombas para dragagem têm demandas específicas: devem oferecer resistência a materiais abrasivos, permitir a passagem de sólidos e capacidade de vazão que proporcione maior eficiência, reduzindo o tempo de operação.

Para cada aplicação, deve-se considerar o fluido a ser bombeado, suas características, necessidades da operação, localização da instalação e contar com um bom planejamento para obtenção dos melhores resultados.

A locação de motobombas é uma alternativa bastante viável, considerando que alguns processos são realizados durante paradas ou conforme a estação do ano. Mas, sendo o processo pontual ou contínuo, também é uma excelente opção para a redução de ativos, contando, adicionalmente, com suporte especializado neste tipo de solução.

 

Exemplos de aplicação

Mineração
Recuperação de resíduos minerais, remoção de lama em minas a céu aberto.

Petroquímica
Limpeza de tanques de petróleo e na transferência de resíduos, como o carvão.

Saneamento
Limpeza de tanques, estações de tratamento e tubulações, bombeamento de lodo e esgotos.

Portos
Retirada da areia acumulada durante as construções das infraestruturas portuárias e desassoreamento por desagues de resíduos de outras origens que prejudiquem a boa operação das instalações.

Construção e infraestruturas
Dragagem de areia e resíduos, limpeza de valas, desassoreamento para fixação de estruturas de construção.

Quer saber mais sobre operações de dragagem

Vale lembrar que para ter sucesso em operações de dragagem, contar com um parceiro confiável faz toda a diferença Os equipamentos fornecidos devem ser providos dos melhores acessórios e a equipe responsável pela instalação e manutenção deve ser altamente qualificada.