Blog Itubombas
Bem-vindo ao nosso blog

Acompanhe tudo sobre
bombeamento

Neste canal publicamos artigos sobre conceitos, tipos de equipamentos, aplicações, etc., para ajudá-lo em sua busca por informações sobre bombas.

dragagem site.png

O que é dragagem?

  • 10/03/2022

O que é dragagem?

A dragagem é o processo de limpeza, desassoreamento, escavação e remoção de sedimentos do fundo de grandes reservatórios de água, sejam eles naturais, como os rios e oceanos, ou construídos pelo ser humano, como as barragens e represas.

Onde se utilizam processos de dragagem?

Os processos de dragagem são amplamente utilizados em segmentos industriais. Empresas de saneamento, mineradoras, petroquímicas, construção civil e infraestrutura, entre outras.

Alguns exemplos de aplicações:

·         limpeza de tanques de tratamento de efluentes;

·         bombeamento de lodo e limpeza de tanques em Estações de Tratamento;

·         bombeamento de rejeitos na mineração;

·         desassoreamento de lagos, reservatórios.

Motobombas nos processos de dragagem

Motobombas são equipamentos amplamente utilizados para processos de bombeamento de vários tipos. Os modelos para dragagem devem oferecer resistência a materiais abrasivos, permitir a passagem de sólidos e capacidade de vazão que proporcione maior eficiência, reduzindo o tempo de operação.

Para cada aplicação, deve-se considerar o fluido a ser bombeado, características específicas, localização da instalação e contar com um bom planejamento para obtenção dos melhores resultados.

A locação de motobombas é uma alternativa bastante viável, considerando que alguns processos são realizados durante paradas ou conforme a estação do ano. Mas, sendo o processo pontual ou contínuo, também é uma excelente opção para a redução de ativos, contando, adicionalmente, com suporte especializado neste tipo de solução.

Exemplos de aplicações

Mineração

Recuperação de resíduos minerais, remoção de lama em minas a céu aberto.

Petroquímica

Limpeza de tanques de petróleo e na transferência de resíduos, como o carvão.

Saneamento

Limpeza de tanques, estações de tratamento e tubulações, bombeamento de lodo e esgotos.

Portos

Retirada da areia acumulada durante as construções das infraestruturas portuárias e desassoreamento por desagues de resíduos de outras origens que prejudiquem a boa operação das instalações.

Construção e infraestruturas

Dragagem de areia e resíduos, limpeza de valas, desassoreamento para fixação de estruturas de construção.

Quer saber mais sobre operações de dragagem? Clique para ler o artigo.

Vale lembrar que para ter sucesso em operações de dragagem, contar com um parceiro confiável faz toda a diferença Os equipamentos fornecidos devem ser providos dos melhores acessórios e a equipe responsável pela instalação e manutenção deve ser altamente qualificada.

Gostou deste artigo e quer saber mais dicas sobre motobombas? Clique aqui e confira outros conteúdos!