Blog Itubombas
Bem-vindo ao nosso blog

Acompanhe tudo sobre
bombeamento

Neste canal publicamos artigos sobre conceitos, tipos de equipamentos, aplicações, etc., para ajudá-lo em sua busca por informações sobre bombas.

20201016_170932.jpg

Mangueiras e a eficiência de um sistema de bombeamento

  • 13/10/2021

Independentemente do tipo de aplicação, contar com um sistema de bombeamento eficiente representa a garantia da continuidade das operações e a prevenção contra eventuais acidentes.

O correto dimensionamento e instalação adequada de cada um dos elementos que compõem um sistema de motobombas são fundamentais.

No artigo de hoje, abordaremos os cuidados necessários na instalação das mangueiras para garantir a eficiência do sistema de bombeamento.

Qual é a função das mangueiras?

As mangueiras possuem como função conduzir os mais variados tipos de fluidos de um ponto a outro nos processos industriais. Sejam águas brutas, rejeitos com alto percentual de sólidos em suspensão, lamas de características variadas, chorume, derivados de petróleo, etc., há necessidades específicas para cada tipo de aplicação.

Por exemplo, para derivados de petróleo, recomenda-se a utilização de mangueiras antiestáticas, que evitam a ocorrência de reações de combustão.

Cuidados na escolha e instalação das mangueiras

O primeiro passo é efetuar o dimensionamento correto desses componentes. É preciso verificar:

·         Pressões de trabalho

·         Vazão

·         Altura manométrica

·         Características do fluido (temperatura, nível de acidez, estado)

·         Conexões necessárias

Antes de iniciar a instalação, é necessária a avalição dos sistemas de conexão e do estado de conservação das mangueiras para evitar riscos de vazamentos ou de acidentes.

Durante a operação de bombeamento, é importante atentar para os efeitos gerados pela torção e alongamento das mangueiras.

Há outros cuidados a serem tomados na instalação das mangueiras, que podem ampliar a vida útil desses componentes. São eles:

·         Não utilizar mangueiras fora das especificações técnicas.

·         Utilizar dispositivos de acomodação de forma correta (Exemplo: enroladores apropriados).

·         Armazenamento, transporte e manuseio adequados.

Vantagens do uso de mangueiras flexíveis em sistemas de bombeamento

Os sistemas de bombeamento podem contar com tubulações rígidas, mas o uso de mangueira flexíveis oferece várias vantagens como:

·         Logística: menor custo com frete.

·         Sustentabilidade: as mangueiras ocupam volume menor e, em projetos grandes, requerem menos veículos para seu transporte.

·         Facilidade na movimentação e no manuseio, dada sua característica flexível.

·         Agilidade e rapidez na montagem em campo;

·         Menor custo com mão de obra na montagem em campo;

·         Garantia de teste hidrostático.

Carreta com mangueiras flexíveis: 1200 metros
Carreta com mangueiras flexíveis: 1200 metros
Carreta com tubulação rígida: 480 metros
Carreta com tubulação rígida: 480 metros

Vantagem da locação

Como você viu até aqui, fazer a escolha e a aplicação correta de elementos como mangueiras também exige conhecimento. Os sistemas de bombeamento contam com outros acessórios para sua operação, que também têm suas exigências particulares. Além disso, dispor de uma equipe especializada é um ponto crítico.

Dentro deste contexto, alugar as soluções para sua aplicação pode ser a melhor alternativa. O ponto de equilíbrio para esta escolha pode ser verificado junto a especialistas, que avaliarão aspectos como o valor do investimento na aquisição, tempo de uso, variações no processo, sazonalidade, disponibilidade de mão de obra interna, custo de manutenção de equipamentos próprios etc.

Procure fornecedores que ofereçam soluções completas, desenhadas para suas necessidades com qualidade, segurança operacional e eficiência.

Conheça os segmentos que atendemos link.