Entenda o que são bombas submersíveis

Funcionamento

Como o próprio nome sugere, as bombas submersíveis realizam o bombeamento de fluidos estando submersas no líquido a ser bombeado. Para que isso seja possível, os equipamentos desta categoria são construídos com um motor hermeticamente selado, acoplado perto ao corpo da bomba. Geralmente, a proteção à prova de água ao redor do motor é preenchida com óleo, impedindo a passagem de qualquer líquido que possa causar um curto-circuito.

Durante o processo de bombeamento, o equipamento empurra o líquido no qual está submerso, não dependendo da pressão externa de ar para levantar o fluido. Este procedimento torna a bomba submersível altamente eficiente, pois, uma vez que ela utiliza o líquido na qual está inserida para operar, o gasto de energia na extração do líquido para a bomba é reduzido. O motor, por sua vez, é resfriado pelo fluido ao redor, evitando o superaquecimento.

Vale destacar que, por operar totalmente submerso, esse tipo de equipamento não é propenso à cavitação – fenômeno que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos, ocasionando a formação de bolhas de vapor no meio do fluido transportado. Além disso, as bombas submersíveis se destacam por serem bastante silenciosas, justamente por operarem submersas.

Portfólio completo

A Itubombas conta com uma ampla linha de bombas submersíveis projetadas para atender a diferentes aplicações de drenagem, incluindo a limpeza de tanques de aeração e de lagoas de decantação, desassoreamento de rios e dragagem de rejeitos em barragens e represas. Recentemente, a companhia ampliou o portfólio nesta frente com a inclusão de dois novos modelos.

2021.01_Blog-Itubombas_Onde-utilizar-as-bombas-submersiveis