Blog Itubombas
Bem-vindo ao nosso blog

Acompanhe tudo sobre
bombeamento

Neste canal publicamos artigos sobre conceitos, tipos de equipamentos, aplicações, etc., para ajudá-lo em sua busca por informações sobre bombas.

ib_banner_blog_12_04_22.png

Conheça as principais aplicações das motobombas em drenagem

  • 12/04/2022

Conheça as principais aplicações das motobombas em drenagem

Em nossa última publicação, você pôde conhecer um pouco mais sobre as aplicações das motobombas em operações de dragagem. Para recordarmos, a técnica é responsável por realizar os serviços de limpeza, desassoreamento, escavação e remoção de sedimentos de grandes reservatórios de água.      

Já no artigo de hoje, chegou a hora de falarmos sobre as principais funções das motobombas, quando empregadas em atividades de drenagem. Vamos lá?

Drenagem

A drenagem possui como função principal o escoamento de fluidos entre pontos distintos de um processo ou entre localidades, como por exemplo, drenagem de tanques em indústrias ou terrenos alagados em cidades, e pode ser realizada por meio de soluções em bombeamento.

Motobombas para drenagem

As motobombas para aplicações em processos de drenagem devem contar com desenho robusto. Equipamentos com design mais leve e ergonômico, facilitam o uso. Além disso, devem ser construídas com materiais e internos resistentes para lidar com diversos tipos de fluidos.

Os fluidos a serem drenados podem ser água limpa, água bruta, podem ou não ter sólidos em suspensão, ter características físico-químicas específicas e, portanto, requerem a escolha de equipamentos adequados para cada aplicação.

Aplicações de drenagem na indústria

Nas mineradoras, por exemplo, quando há o enchimento de tanques de armazenamento e das barragens de contenção de rejeitos, é preciso drenar a água da frente de lavra para um novo reservatório.

O alto volume de efluentes pode comprometer a continuidade das atividades da companhia e provocar eventuais vazamentos para o meio ambiente. A drenagem é essencial para o controle no nível das barragens.

Em relação aos outros setores da indústria, como a construção civil, esse tipo de operação é muito comum em obras de contenção de alagamentos e no rebaixamento de lençol freático.

Já nas companhias químicas, contar com motobombas é essencial para drenar produtos abrasivos. Nestas aplicações, é recomendável que os equipamentos sejam fabricados com materiais altamente resistentes.

E as aplicações não param aí. No entanto, assim como em operações de dragagem, para que os serviços de drenagem sejam realizados com sucesso, é preciso combinar a escolha de um equipamento confiável com uma mão de obra especializada na instalação.

Gostou deste artigo e quer saber mais dicas sobre motobombas? Clique aqui e confira outros conteúdos!