Conheça as normas técnicas por trás do fornecimento seguro de motobombas

Como abordamos anteriormente no blog, existem algumas medidas que devem ser adotadas durante a operação de motobombas, a fim de evitar acidentes durante a transferência de fluidos de um ponto a outro.

Mas, para além de seguir boas práticas como avaliar o local de instalação do equipamento e seguir o calendário de Manutenções Preventivas a risca, há muito mais por trás das operações de bombeamento seguras.

Um bom exemplo são as normas técnicas estabelecidas pela Secretaria do Trabalho e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamentam desde a fabricação e manuseio das motobombas, até a conduta das empresas que fornecem essas soluções.

Pensando nisso, trouxemos uma lista das principais certificações que compõem este universo, para que você saiba o que considerar na escolha de um fornecedor confiável. Vamos lá?

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

A norma regulamentadora NR 12, estabelecida Secretaria do Trabalho, define a responsabilidade do empregador em adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, a fim de garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Ao estabelecer os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de motobombas, a NR 12 prevê a implantação de sistemas de segurança dos dispositivos que compõem o equipamento, bem como a preocupação com os aspectos ergonômicos do mesmo.

ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de gestão da qualidade

Esta norma está ligada aos requisitos que devem ser cumpridos para que exista um sistema de gestão de qualidade dentro das empresas.

É por meio dela que os fornecedores de motobombas conseguem demonstrar a capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

A certificação de uma empresa nesta norma ajuda a promover a maior satisfação dos clientes, por meio da otimização de processos e agilidade na entrega de produtos e serviços.

ABNT NBR ISO 14001:2015 – Sistema de gestão ambiental

Publicada em 2015, pela ABNT, a NBR ISO 14001:2015 orienta sobre o gerenciamento das responsabilidades ambientais deempresas de qualquer nível, tamanho ou área.

Ou seja, é ela quem estabelece a necessidade de políticas que definam os aspectos e os impactos ambientais gerados pelas atividades dasorganizações, ajudando-as a melhorarem o desempenho por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos.

Ao adotarem as práticas e requisitos desta norma, as fornecedoras de motobombas demonstram o comprometimento com o desenvolvimento sustentável de suas atividades, garantindo que os aspectos e impactos ambientais de suas operações sejam controlados e atendam aos requisitos legais pertinentes.

ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO)

Substituindo a OHSAS 18001, a ISO 45001:2018 é uma norma global para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, que tem como o objetivo garantir a saúde física e mental dos trabalhadores.

Ao incluir efetivamente todos os colaboradores de uma organização nas ações de melhoria das condições de segurança, a ISO 45001:2018 minimiza significativamente os riscos de ocorrências de acidentes, inclusive durante a instalação, operação e manutenção de motobombas.

NBR 10.151 – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto das comunidades

Diretamente ligado ao bem-estar da população, a NBR 10.151 certifica o controle da poluição sonora em ambientes internos e externos às edificações.

Para estarem em conformidade com essa norma, os equipamentos que operam em regiões urbanas precisam contar com isolamento de ruído e vibrações. Esse é o caso, por exemplo, das motobombas com cabine silenciada, que tem justamente a finalidade de atenuar o ruído proveniente de bombeamento.

Como você viu até aqui, existem inúmeras certificações envolvidas no fornecimento seguro de motobombas. Por isso, antes de escolher um parceiro, é sempre importante confirmar se ele está em conformidade com as normas vigentes.

Quer saber mais sobre operações seguras de bombeamento? Clique aqui e acesse o conteúdo que desenvolvemos sobre o assunto.