Blog Itubombas
Bem-vindo ao nosso blog

Acompanhe tudo sobre
bombeamento

Neste canal publicamos artigos sobre conceitos, tipos de equipamentos, aplicações, etc., para ajudá-lo em sua busca por informações sobre bombas.

93-fatores fundamentais.png

Conheça 3 fatores fundamentais para bombeamentos eficientes

  • 06/04/2021

Utilizadas em diferentes segmentos e aplicações, as motobombas podem atender a uma ampla gama de necessidades, seja na indústria ou na esfera pública.

Muitas empresas, por exemplo, utilizam esses equipamentos de maneira contínua, como parte dos processos que garantem o pleno funcionamento de suas operações.

Outras recorrem às motobombas para atender situações sazonais ou emergenciais, como é o caso das mineradoras que precisam realizar o esgotamento de cava após períodos de chuva, ou então de companhias que necessitam de soluções backup durante uma parada de manutenção.

O fato é que, seja qual for a situação, existem fatores que são considerados cruciais para uma operação de bombeamento eficiente, bem como práticas que fazem toda a diferença para o máximo aproveitamento destas soluções.

Confira as principais a seguir.

1. Apoio de um fornecedor confiável

Se você deseja evitar transtornos durante as operações de bombeamento, então o primeiro ponto aconsiderar é a escolha de um fornecedor confiável e apto para realmente atender as suas necessidades.

Para evitar surpresas, é aconselhável que você busque por um parceiro que possua uma equipe técnica especializada para desenvolvimento do projeto de aplicação; engenharia dedicada; equipamentos com tecnologia de ponta; disponibilidade de frota para atendimentos emergenciais;políticas sólidas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade; operadores e técnicos capacitados, bem como ofereça suporte full time.

Optar por um fornecedor local, que possa te atender com agilidade, também é uma ótima solução. No artigo “As vantagens de contar com fornecedores nacionais de bombas” abordamos com mais detalhes todos os benefícios desta decisão

2. Seleção correta do equipamento

Para que um sistema de bombeamento seja considerado eficaz, ele precisa cumprir o objetivo principal de fazer um fluido chegar ao seu destino conforme os parâmetros de vazão determinados em projeto. Mas, para que isso de fato aconteça, a definição da motobomba correta para cada situação é fundamental.

As principais variáveis a serem consideradas neste sentido, são:

· Altura de Sucção (AS) e Altura de Recalque (AR) em metros;

· Distância em metros entre a captação e o ponto de uso final, ou seja, o caminho a ser seguido pela tubulação;

· Caso a tubulação já esteja instalada, é importante medir o seu comprimento em metros lineares e os tipos e quantidades de conexões e acessórios presentes;

· Diâmetro e material das tubulações de sucção e recalque, caso existentes;

· Vazão requerida em m3/h;

· Altitude do local em relação ao mar;

· Temperatura máxima e o tipo de fluído a ser bombeado.

Outro ponto a ser considerado na escolha do equipamento é a presença de mecanismos de segurança que evitem acidentes de trabalho e ambientais. O aconselhável é optar por soluções que possuam caixas de contenção ou carenagemque evitemo vazamento de óleo, cabine acústica que reduza a emissão de ruídos, entre outras inovações.

Contando com um fornecedor confiável, especializado em soluções de bombeamento, você não terá dificuldades nesta etapa.

3. Manutenção em dia

Por último, é sempre importante frisar o papel crucial que as manutenções têm. Afinal, seguir boas práticas nesta frente é uma das melhores formas de garantir que as bombas operem nas condições ideais.

Um bom plano de manutenção programada, por exemplo, ajuda a controlar e monitorar itens específicos para reduzir ou impedir falhas no desempenho das bombas, aumentando a confiabilidade e garantindo que ela opere nas condições adequadas.

Vale lembrar que esse tipo de serviço deve ser sempre realizado por técnicos do próprio fabricante ou por profissionais capacitados, a fim de garantir a segurança e eficiência no trabalho.

Uma solução que dispensa preocupações

A locação se destaca como uma opção bastante vantajosa para aqueles que buscam maior agilidade e economia em seu dia a dia. Além disso, a locação atende tanto necessidades de curto prazo, sazonais ou emergenciais, quanto de longo prazo, configurando-se como uma excelente alternativa para reduzir Capex.

Mais uma vez, a escolha de um fornecer especializado que ofereça todo o suporte necessário com relação à instalação e manutenção dos equipamentos fará toda a diferença para que você tenha um sistema de bombeamento eficiente.

Gostou deste artigo e quer conferir mais dicas sobre motobombas? Clique aqui e confira a nossa área de notícias!