5 Tipos de motobombas que você precisa conhecer

Você sabia que é possível encontrar inúmeras particularidades dentro do universo das bombas? Isso mesmo: elas podem ser elétricas ou a diesel, submersíveis ou autoescorvantes, montadas sobre rodas ou ski, entre outras possibilidades. Com tantos tipos disponíveis no mercado, o segredo para uma escolha assertiva passa pelo conhecimento sobre as características que acompanham cada opção.

Pensando nisso, selecionamos cinco dos principais tipos de motobombas para apresentar a você. Confira cada um deles na sequência!

Bombas centrífuga a diesel

Acionadas com motor diesel, as bombas desta categoria funcionam com um motor térmico de explosão ou combustão, dispensando a necessidade de complexas instalações elétricas.

Elas são consideradas potentes, portáteis e versáteis, reunindo vantagens, como: capacidade para operar em ambientes e condições complexas com total eficiência; manuseio e transporte simplificado por não demandarem instalações elétricas; ideais para serem usadas em áreas remotas, que ainda não possuem rede de energia elétrica, ou em situações emergenciais.

Bomba centrífuga elétrica

Como o próprio nome sugere, as bombas desta categoria se diferem da opção anterior por serem movidas por meio da energia elétrica. Podendo ser projetadas para atender a uma ampla variedade de aplicações com confiabilidade e desempenho, elas são ideais para sistemas de bombeamento permanentes, que operam 24 horas por dia, e possuem vantagens como o baixo índice de manutenção preventiva, pois não há troca de óleo e filtros como na bomba a diesel. Além disso, os modelos elétricos não emitem CO2, sendo, assim, mais amigáveis ao meio ambiente. 

Bomba submersível

É caracterizada por poder trabalhar submersa no líquido a ser bombeado. Com uma ampla gama de aplicações, as bombas submersíveis são bastante utilizadas na drenagem de águas subterrâneas em obras de construção, mineração e saneamento. De maneira geral, elas podem ser encontradas em projetos de esgotamento de cavas, captação de água, rebaixamento de lençol freático, drenagem de subsolo de edifícios e construção de estações elevatórias de esgoto.

Bomba submersível para dragagem

Com capacidade de bombear fluidos com até 70% de sólidos e partículas com até 50 mm de diâmetro, este tipo de equipamento é específico para atuar em aplicações de drenagem em geral, incluindo bombeamento de águas subterrâneas, água bruta e canteiro de obras. Podem lidar com água limpa ou suja, mesmo com pequenos sólidos, obtendo o melhor desempenho e eficiência.

Bombas de alta pressão

Desenvolvidas para limpeza de tubulações, passagem de PIG, testes hidrostáticos e bombeamentos com grandes alturas, as bombas de alta pressão normalmente possuem vazões de até 400 m3/hora e alcançam pressões de até 400mca. Os modelos desta categoria também podem atender aplicações como alimentação de caldeira, abastecimento de água em geral, sistemas de combate a incêndio, entre outros.

2020.04_Blog-Itubombas_5-tipos-de-motobombas-que-voce-precisa-conhecer