Transposição do rio São Francisco

Durante mais de dois anos, no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, passando pela cidade de Sertânia (PE), o consórcio construtor utiliza 12 motobombas de alta tecnologia para auxiliar no rebaixamento do nível freático e na drenagem da água, mantendo os canais e valas secas para a escavação e concretagem. Os equipamentos são fornecidos pela Itubombas.

“As motobombas (modelos ITU-44S10 e ITU-66S13) trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, e têm dado conta da operação com facilidade”, conta Manuel Caldas, Gerente de Produção do Consórcio Bacia São Francisco.

Segundo ele, a escolha pela marca levou em conta a indicação da empresa contratada para fazer os serviços de escavação, a Monte Sinai Terraplenagem. “Eles já haviam trabalhado com a Itubombas em outras operações no Porto de Suape e tiveram bons resultados”, disse Caldas, ressaltando que a aposta deu certo. “A Itubombas vem se destacando tanto pela tecnologia, quanto pelo atendimento. Por isso, já temos planos de contratá-la para executar novos serviços”, revela.

Com quase 90% de conclusão, a Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal que prevê a retirada contínua de 26,4 m3/s de água do rio para atender cerca de 12 milhões de habitantes da região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para que o desvio seja possível, a obra inclui a construção de mais de 400 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos: Norte e Leste.

bbd9