Rebaixamento-lencol-freatico-reducao-de-tempo-e-energia

Rebaixamento de lençol freático com redução de tempo e energia

23 de Setembro de 2021

Operação contou com duas motobombas elétricas, do modelo ITU-44S75-Re, equipadas com bombas de vácuo dupla integradas ao motor

A Itubombas, empresa especializada em locação de motobombas, desenvolveu um sistema de rebaixamento por ponteiras a vácuo que permite a redução de 50% do consumo de energia em obras de rebaixamento de lençol freático. Com a tecnologia exclusiva, as ponteiras (dispositivos usados para sucção de água) são instaladas por um processo de encamisamento que conta com o auxílio de uma minicarregadeira do tipo Bobcat. Com a mecanização, a operação de rebaixamento é otimizada, combinando a diminuição do consumo de energia e com a redução do tempo de instalação das ponteiras.

A cravação mecânica proposta pela empresa pode até triplicar o número de ponteiras instaladas em um turno de trabalho, ampliando a eficácia do processo. Esta metodologia, associada ao sistema de estanque de sucção de água, torna o rebaixamento mais sustentável ao evitar vazamentos. O aspecto de sustentabilidade também ganha destaque pela redução do tempo das obras, que podem durar meses em alguns empreendimentos.

Tecnicamente falando, o sistema de cravação mecânica adota o uso de uma tubulação de ferro de seis polegadas e seis metros de comprimento, cravada com uso de uma minicarregadeira do tipo Bobcat, em conjunto com o uso de jato de água. Essa tubulação inicial servirá como “camisa” para o lançamento da ponteira de duas polegadas de PVC e mais material drenante do tipo brita ou areia. O conjunto de ponteiras interligado à bomba pelo tubo coletor, por sua vez, formará o sistema de captação de água do lençol freático.  Assim que é feita a instalação das ponteiras, os tubos de aço são retirados, criando a rede de sucção, processo ativado com as bombas autoescorvantes.