Operação logística conta com motobombas

Desmoronamento causado por chuvas demandou ação urgente

22 de Março de 2024

Vista de cratera sob linha férrea aberta pelo aumento do volume do córrego

No final de 2022, o funcionamento de uma linha férrea no interior de São Paulo foi seriamente afetado pela erosão causada pelo transbordamento de um córrego durante o período de fortes chuvas daquele verão.

O aumento da vazão do córrego, numa calha originalmente estreita, resultou no desmoronamento de uma grande porção do solo sob a estrutura dos trilhos, que ficou suspensa sobre a cratera que se formou.

Ficou claro que, enquanto a passagem suportava adequadamente o fluxo em condições de tempo seco, o aumento significativo e inédito do volume foi o responsável por expor a fragilidade da estrutura.

Mitigar riscos e reparar as estruturas

Diante dessa situação, a operadora logística responsável pela gestão de linhas nesta malha ferroviária, buscou uma solução para mitigar o problema.  

A opção foi alugar motobombas de alta vazão para auxiliar na drenagem do excedente de água durante o restante do período de chuvas daquele ano, como uma ação preventiva quanto a riscos de ampliação do problema. Os equipamentos foram fornecidos em regime de urgência.

 

Solução especializada para maior segurança

Imagem ilustrativa de modelos de motobombas aplicados na solução

Nossa expertise no processo de movimentação de fluidos, a disponibilidade de nossa frota e a rapidez no atendimento favoreceram a escolha por nossas soluções e a mobilização rápida foi crucial.

A medida adotada pelo cliente, não apenas permitiu que a ponte fosse reparada e adequada às necessidades de fluxo do córrego, mas também reforçou a segurança da população vizinha ao local, sujeito a alagamentos, já que as bombas estavam estrategicamente posicionadas para facilitar a drenagem.

Com o sistema de motobombas empregado, o cliente garantiu o controle do fluxo no córrego proporcionando:

  • Segurança para a população no entorno
  • Reparo e adequação da ponte
  • Segurança operacional

Eventos climáticos extremos

Este caso ilustra a necessidade de um olhar atento para riscos dos eventos climáticos extremos e buscar soluções que possam contribuir para evitar ou minimizar seus impactos para benefício de pessoas, meio ambiente e garantir às empresas a continuidade de suas operações, gerando valor para toda a sociedade.