Movimentação de efluentes industriais em refinarias

22 de Abril de 2021

Refinaria de alumina adota sistema de bombeamento para movimentar efluentes industriais

Muitas empresas contam com tanques de armazenamento ou utilizam barragens de contenção de rejeitos em suas operações. Periodicamente, tais reservatórios necessitam esvaziamento, que é realizado através do processo de drenagem.

Em estações chuvosas a atenção sobre o nível dos sistemas de contenção é ainda maior, para que se garanta uma drenagem eficiente dos efluentes industriais e se evite extravasamento para o meio ambiente e comprometimento da produção.

No final de 2019, uma refinaria de alumina, localizada no Pará vivenciava sérios riscos. Após meses de chuvas intensas, que impossibilitaram a movimentação natural dos rejeitos oriundos do processo industrial, as operações foram suspensas no local implicando em perdas milionárias. Seria necessário bombear cerca de 6.500 m³/h de efluentes para poder dar continuidade à produção e garantir a segurança.

Solução emergencial completa

A alternativa encontrada pela refinaria para evitar acidentes ambientais e retomar a produção de alumina a um ritmo normal foi a adoção de um sistema de bombeamento robusto. Para esta oportunidade, optaram pela locação dos equipamentos, processo mais ágil e que garantiria a retomada das operações no curto prazo.

Ao todo, foram seis motobombas elétricas ITU-88S12 ELE e três geradores QAS 550, que ficaram responsáveis por alimentar os equipamentos, fornecidos pela Itubombas.

A escolha pelas motobombas elétricas alimentadas por três geradores reduziu o impacto da queima de combustíveis, importante aspecto pela localização da instalação, uma área de bioma amazônico riquíssimo. Além de mais sustentáveis, as motobombas ITU-88S12 ELE também se destacaram pela fácil mobilidade nas estruturas a serem drenadas. 

O contrato inicial permitiu a manutenção das operações durante todo o ano de 2020, sem necessidade de interrupções na produção.

Parceria de longo prazo

A solução de locação de bombeamento de alto desempenho garantiu produtividade com segurança durante o período contratado. O resultado foi tão positivo que a refinaria ampliou o período de contratação. Com isso, os equipamentos da Itubombas continuarão operando no local até janeiro de 2022, trazendo mais segurança para as operações do cliente.

thumbnail8