Lançamento: Motobomba elétrica compacta ITU-44 SMART

10 de Agosto de 2023

Solução para bombeamento onde espaço e movimentação podem ser um obstáculo às operações

Motobombas elétrica compacta ITU-44 SMART

Processos de limpeza de lodo e outros fluidos podem ser desafiadores em diversas aplicações industriais.

No saneamento, por exemplo, a remoção de resíduos sólidos acumulados nos tratamentos de água e efluentes visa melhorar a qualidade dos processos e a redução do volume descartado. Aqui, as dificuldades estão relacionadas ao espaço restrito e o posicionamento de equipamentos para efetuar a limpeza nas estruturas de tratamento, bem como a necessidade de mobilidade para percorrer tais espaços.

Outros segmentos industriais possuem demandas adicionais: espaços confinados em edifícios, nos quais a qualidade do ar e o conforto acústico para trabalhadores é essencial somam-se à existência de muitos equipamentos produtivos restringindo as áreas de circulação. Nestes casos, além de requerer equipamentos compactos, também precisam contar com soluções limpas, que não gerem emissões.

Para atender essas demandas, a Itubombas lançou a motobomba elétrica ITU-44Smart. A novidade permite a realização deste trabalho sem interromper a operação e sem oferecer riscos de contaminação por óleo ou diesel.

 

Principais ganhos com a ITU-44Smart

Entre os diferenciais da ITU-44 SMART estão a estrutura compacta projetada para locais de difícil acesso e mobilidade. A nova motobomba conta com uma construção robusta e com baixa emissão de ruídos.

Além disso, o equipamento possui sistema de escorva automática a vácuo e motor elétrico de 15 cavalos. Com proteção nas partes girantes, mitiga os riscos de acidentes envolvendo trabalhadores no entorno. Adicionalmente, é importante lembrar que o equipamento é da família dos “plug and play”, ou seja, basta ligar e começar a usar.

Vale ressaltar também que a ITU-44 SMART é leve, quando comparada a outros equipamentos similares. Ela pesa cerca de 700 kg, enquanto outras soluções pesam em torno de 2.300 kg.

 

Uma rampa para alavancar o tempo de operação

Rampa de By-pass

Rampa de By-pass

A motobomba elétrica vem para somar na ampliação de portfólio da Itubombas, que anuncia outra novidade: a rampa de by-pass. Esta solução facilita a travessia de veículos onde há a necessidade de instalação de mangueiras e tubulações durante operações de by-pass eliminando a necessidade de redirecionar o trânsito no período das obras.

A rampa atende desafios no saneamento, mineração, construção, indústrias, óleo & gás, além dos setores comerciais e residenciais, com tráfego de veículos no local da obra. Com a solução desenvolvida pela Itubombas, as mangueiras e tubulações dispensam escavações para passagens subterrâneas.