Solução integrada para drenagem de cava

Redução de riscos e custos com aumento de produtividade

5 de Fevereiro de 2024

A extração de calcário e argila realizada pela indústria de cimento enfrenta desafios semelhantes a outros segmentos da mineração para execução de seus processos, sujeitos a aspectos geológicos, climáticos, de produtividade, segurança e cuidados ambientais

Uma grande indústria no segmento de cimento e concreto precisava continuar a exploração em uma mina com grande concentração de minério, isolado por espessa camada de lama, antes que a mudança da estação impusesse mais dificuldades à atividade.

Cenário desafiador para drenagem de cava

As características da lama de alta densidade (2 kg/dm3), a profundidade da cava e a distância para descarga do material eram apenas algumas das questões técnicas a equacionar. Além disso o terreno no qual a operação seria realizada constituía um risco à segurança tanto de pessoas, quanto de estruturas e equipamentos.

A solução tradicional, com o uso de escavadeiras e caminhões para transporte do material não conseguiria promover uma limpeza completa. Além disso, a instabilidade do solo, muito mole pela concentração de fluidos, dificultaria a movimentação dos equipamentos, aumentaria o risco de acidentes e contribuiria para um tempo de execução longo, afetando produtividade e consequentemente, resultados.

Pensando fora da caixa: solução para drenagem eficiente

Motobomba no interior da cava, gerador de energia

A remoção e transporte de fluidos com concentração de sólidos através de métodos tradicionais. como descrito no tópico anterior, não se constituía na melhor alternativa neste cenário.

Considerando todas as implicações, o cliente buscou suporte especializado em movimentação de fluidos. Levou-se em conta aspectos de segurança, eficiência e sustentabilidade para desenvolvimento do projeto.

Para configurar a solução, pontos de consideração foram:

  • evitar a necessidade de movimentação constante de equipamento em terreno instável;
  • eliminar o uso de veículos para cobrir a distância entre o ponto de captação do material e o ponto de descarga;
  • diminuir a necessidade de mão de obra, para maior segurança a pessoas;
  • diminuir o impacto ambiental do transporte por caminhões;
  • eliminar a necessidade de planos radicais, como uso de plano “b” com detonação de explosivos que amplificam riscos à segurança e ao meio ambiente e tem custo elevado.

Motobombas em uma solução integrada

Nossa equipe de engenharia apresentou uma solução integrando vários equipamentos e contou com a participação do cliente para sua execução: duas motobombas com funções específicas, um gerador de energia e um caminhão tipo munck.

A primeira motobomba, submersível, foi alimentada pelo gerador e içada e controlada pelo munck fornecido pelo cliente, para realizar a dragagem da lama do fundo da cava, cobrindo toda sua extensão. O material bombeado seguiu por mangueira para a segunda motobomba, posicionada no interior da cava, direcionando a lama ao seu destino a 200 metros do ponto de origem através de outra linha de mangueira. Além de equipamentos, a solução contou com suporte de nossa equipe instruindo a operação.

Resultados: eficiência, segurança, redução de custo e ganhos de produtividade

Motobomba submersível içada por munk para remoção da lama

Em apenas dois meses, cinco desmontes foram realizados e 124.000 toneladas de material foram extraídas.

Comparando com a operação realizada em 2022, que durou seis meses usando o método tradicional, a agilidade e eficiência da nova solução proporcionaram aumento da disponibilidade do cliente para seus processos essenciais.

Adicionalmente, a solução simplificou processos com a eliminação do trânsito de veículos e mão de obra relacionada, diminuição das emissões de CO2 e aumento significativo da segurança geral.

Eliminou também a necessidade da aplicação do plano “b” pelo cliente, alternativa que poderia acarretar custos de 1,5 milhão de reais.

Os resultados surpreenderam o cliente e sua satisfação foi reconhecida com um convite ao técnico de nossa equipe que acompanhou o projeto para realizar uma apresentação sobre a solução para colaboradores da empresa.