Motobomba elétrica em estação elevatória

Motobombas elétricas em estação elevatória de esgoto

11 de Agosto de 2023

Manutenção ou reforma não podem parar operação

A princípio, um sistema de coleta de esgoto tende a ser projetado para funcionar com escoamento gravitacional – uma estação desembocando na outra. Porém, é preciso respeitar e levar em consideração as características do nosso solo. Quando a topografia da cidade possui muitos desníveis, as companhias de saneamento tendem a utilizar as chamadas “estações elevatórias”, capazes de bombear o esgoto do ponto mais baixo para outro mais alto.

Considerando que uma estação elevatória não pode parar, como fica a manutenção? Caso esse processo não seja efetuado, uma companhia de esgoto pode ter sérios problemas com a ocorrência de extravasamento de detritos nas ruas e residências, o que pode colocar em risco a saúde pública. 

Como empresa de saneamento realizou manutenção em estação elevatória de esgoto

Em 2022, uma companhia de saneamento localizada no Nordeste do país buscou opções que possibilitassem a reforma e manutenções em uma das estações elevatórias.

Para garantir a continuidade da operação, a solução foi a instalação de motobombas para by-pass.

Foram utilizadas duas motobombas elétricas ITU-1212S17. A opção por equipamentos elétricos, possibilitou agregar praticidade e sustentabilidade com alta eficiência e capacidade de passagem de sólidos de até 95 mm na obra. Os equipamentos fizeram o mesmo trabalho da estação elevatória, com plena segurança operacional.

“Utilizamos equipamentos elétricos com inversor de frequência, o que proporcionou a automação nas bombas”, explica consultor técnico e responsável pelo projeto, Mateus Holanda. “Essas características viabilizaram o monitoramento do nível de fluído dentro das caixas de sucção, garantindo a precisão do projeto”, complementa.

A solução com equipamentos elétricos implementada pela Itubombas, empresa especializada em movimentação de fluidos, se diferencia pela sua automação e segurança, além oferecerem conforto ao entorno, devido ao baixo nível de ruído e não gerar emissões de CO2.

Os serviços foram prestados de outubro de 2022 a março de 2023, quando a companhia concluiu os trabalhos de reforma.