Estabilidade de barragens com soluções de bombeamento

18 de Outubro de 2020

Especialmente em épocas de chuva, equipamentos ajudam a diminuir a carga das barragens por meio da drenagem de águas fluviais

Em abril, a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou ter interditado quase vinte barragens por problemas de estabilidade. A decisão foi tomada para atender ao que é determinado na Declaração de Condição de Estabilidade, cujas informações devem ser encaminhadas anualmente pelas mineradoras. Mas será que situações deste porte, que podem resultar em rompimentos, poderiam ser evitadas? Para a Itubombas, empresa especializada na locação de sistemas emergenciais de bombeamento, a resposta é sim e passa pelo uso de alta tecnologia.

O responsável pela área Comercial da empresa, Roberto Horii, explica que especialmente em épocas de chuva, o uso de motobombas podem ajudar a manter a estabilidade das barragens, por meio da drenagem constante das águas e envio delas para canais fluviais. Este é o trabalho que os equipamentos da Itubombas fizeram na Barragem Germano, da Samarco, por exemplo. “A Samarco utilizou cerca de 40 unidades das motobombas ITU-1212S17 para desviar água de chuva da reconstrução da mesma. Com vazão de 1,5 mil m3/h, os equipamentos chegaram a bombear milhões de m3 de água de precipitação pluviométrica”, conta Horii. barragens.

Por sua alta vazão, o modelo ITU-1212S17, fornecido com sistema de monitoramento a distância e acionamento remoto, é o mais indicado para este tipo de operação. Mas, além das motobombas, a Itubombas também disponibiliza a locação de vários acessórios, como é o caso das mangueiras, tubulações, acoplamentos e flutuadores, além do suporte técnico para dimensionamento hidráulico de cada aplicação e operação dos equipamentos. “Vale ressaltar que, em casos emergenciais, o uso das motobombas a diesel não dependem de energia elétrica e a montagem pode ser feita de forma muito rápida”, finaliza Horii. 

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de Motobombas à diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

Informações para a Imprensa

 

ADRIANA ROMA

[email protected]

Skype: adriana-roma

+55 (19) 9 99816-6272

 

LETICIA MILARÉ 

[email protected]

Skype: leticiamilare

+55 (19) 9 9885-6389

thumbnail23