Soluções em bombeamento adotadas por mineradora

24 de Outubro de 2020

Cinco motobombas do modelo ITU-108S17 têm atuado no esgotamento de cava da unidade

Uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados adotou recentemente um sistema de bombeamento permanente em seu complexo minero, em Cajati (SP). Ao todo, a unidade conta com cinco motobombas ligadas em série, do modelo ITU-108S17, que foram fornecidas pela Itubombas – empresa do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos motobombas de alta tecnologia.

O sistema tem como objetivo fazer o bombeamento contínuo da água que se acumula ao fundo de cava da planta, uma vez que o acúmulo de água provenientes de chuvas torrenciais e da contribuição de lençol freático compromete a extração do minério e, consequentemente, a produção da empresa. Vale destacar que o minério mais nobre se encontra ao fundo da cava, a uma profundidade de 290 metros (290mca) e 1 km de raio.

Com vazão de 1 mil m3/h e pressão de até 90 mca cada, as motobombas ITU-108S17 têm superado a questão com excelência. A água retirada da cava pelos equipamentos é bombeada para a usina de beneficiamento e utilizada no processo de concentração de minério. Além disso, o líquido também é utilizado para encher os tanques dos caminhões pipas que fazem a umectação das vias da mina e demais estradas do local.

Para dar conta do desafio, a Itubombas disponibilizou o apoio técnico (visitas técnicas e envolvimento da engenharia) para elaboração do sistema, dimensionamento de tubulação e demais acessórios para garantir a performance. Além disso, a solução fornecida foi automatizada, dando maior segurança de operação e aumentando a confiabilidade do sistema de bombeamento.

Essa não é a primeira vez que a Itubombas fornece soluções para situações emergenciais semelhantes. Em 2016, por exemplo, as motobombas da companhia foram utilizadas no esgotamento de uma mina em Candiota (RS). Na ocasião, o equipamento utilizado foi a motobombas ITU-86C17, que possui vazão de 600 m3/h com 120 mca.

“As soluções da Itubombas são robustas e ideias para serem usados em condições severas, como as encontradas na mineração”, diz Rodrigo Law, diretor da companhia. O executivo destaca que, além de oferecer uma gama de tecnologias alinhadas com o que há de mais moderno nos Estados Unidos e na Europa, a Itubombas também disponibiliza a locação de vários acessórios, como é o caso das mangueiras, acoplamento e flutuadores, além do suporte técnico para dimensionamento hidráulico de cada aplicação e operação das motobombas. 

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMA

[email protected]

Skype: adriana-roma

+55 (19) 9 99816-6272

 

LETICIA MILARÉ 

[email protected]

Skype: leticiamilare

+55 (19) 9 9885-6389  

Ilustração - cava de mina

Ilustração genérica de cava em mineração