Motobomba em sistema de monitoramento de chorume

11 de Julho de 2020

Bombas WEDA60N foram utilizadas para manter o nível adequado de seis poços de monitoramento de chorume.

Devido ao processo de decomposição de toda matéria orgânica descartada no lixo, os aterros sanitários concentram grandes quantidades de chorume – líquido altamente poluente que, se descartado no solo de maneira incorreta, pode gerar sérios impactos ambientais. Justamente por esse motivo, é fundamental que os aterros possuam um sistema de drenagem eficiente e monitorem precisamente o acúmulo e a remoção desta substância.

Para atender às normas governamentais existentes neste sentido, uma empresa focada no fornecimento de multisoluções ambientais para a indústria e detentora de um dos principais aterros da América Latina em termos de recebimento de resíduos sólidos, apostou em um sistema de bombeamento para manter o volume dos seis poços de monitoramento de chorume de uma das suas unidades o mais baixo possível.

A solução escolhida para auxiliar na implantação dos poços e do sistema de bombeamento, que operou por seis meses no local, foi a motobomba WEDA60N, da Itubombas.  Aptos para operarem em poços de 600 mm de diâmetro, com profundidade de 20 a 30 metros, os seis equipamentos deste modelo superaram uma altura manométrica de 30 mca e proporcionaram os resultados esperados pela empresa contratante.

Todo o processo de ligação das bombas foi acompanhado de perto por um membro da equipe do cliente, que controlava o nível de chorume diretamente do gerador. Ao ser drenada, a substância era encaminhada para a lagoa de chorume da unidade.

As bombas elétricas submersíveis WEDA foram projetadas para uma ampla variedade de aplicações de drenagem, podendo atuar em águas bruta e subterrânea, bem como lidar com água limpa ou suja, mesmo com pequenos sólidos, obtendo o melhor desempenho e eficiência. Disponibilizadas em diferentes modelos, elas podem chegar a até 95 metros de altura e a até 1 mil m3/h de vazão. Os equipamentos contam, ainda, com o recurso de chave de nível por boia, que permite o acionamento dos equipamentos por meio da elevação do fluído a ser bombeado.

O relacionamento entre a Itubombas e a empresa contratante foi iniciado em 2018. Além do fornecimento emergencial para a drenagem dos poços de monitoramento de chorume, a empresa conta com uma motobomba a diesel do modelo ITU-44S10, que opera na unidade mesma, localizada no interior de São Paulo, desde 2019.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

 

Informações para a Imprensa

ADRIANA ROMA

 [email protected]

Skype: adriana-roma

+55 (19) 9 99816-6272

 

LETICIA MILARÉ 

[email protected]

Skype: leticiamilare

+55 (19) 9 9885-6389  

thumbnail10