Nova rede de esgoto no Paraná

Em Matinhos, cidade litorânea do Paraná, pouco mais da metade da população (52,02%) é atendida pela rede coletora de esgoto. Há 15 km de distância está o município de Pontal do Paraná, onde o índice atual é ainda menor, apenas 26% dos habitantes recebe o serviço. A fim de mudar esse cenário, Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná com a empresa Gel Engenharia estão trabalhando na construção de 514 km de rede coletora, 25 mil ligações e 29 estações elevatórias de esgoto nas duas cidades, desde janeiro deste ano.

Especificamente para execução das Estações Elevatórias (sistemas de bombeamentos necessários onde o esgotamento não é possível por gravidade) e a Gel contratou empresas especializadas para apoio no rebaixamento de lençol freático. “Foi então que encontrei a Itubombas e locamos oito equipamentos”, conta Wagner Rausis, Engenheiro da Gel Engenharia.

As bombas ITU44S75 (20cv) já atuaram na construção de três das 29 elevatórias inclusas no escopo da Gel. Segundo Rausis, foi preciso que os equipamentos trabalhassem durante quatro meses, 24 horas por dia, para garantir as condições necessárias para execução das concretagens das Estações. “Essa técnica evita que o lençol freático influencie no perímetro da construção”, explica.

Com o sucesso das primeiras operações, Rausis destaca a força dos equipamentos, que devem ser utilizados na construção das outras estações elevatórias e em outras etapas da rede, prevista para ser concluída em 2019.

esgoto-no-PR2