Bombas em locação para obras de saneamento em Salvador

23 de Novembro de 2022

Dez motobombas a Diesel estão sendo utilizadas em um projeto de recuperação de rede de esgoto na capital baiana

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, apontou que os investimentos em saneamento encolheram significativamente no Brasil nos últimos anos, o que chama a atenção para um fato importante: ainda falta muito para o país universalizar os serviços até 2033, conforme meta prevista pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). A boa notícia é que, mesmo a passos lentos, alguns Estados seguem investindo nesta frente, a exemplo da Bahia, que está com um projeto de recuperação de rede de esgoto em andamento em Salvador.

A obra, que foi iniciada no começo de 2019, vem sendo realizada em diferentes trechos da capital baiana e envolve a utilização de dez equipamentos da Itubombas, sendo quatro motobombas do modelo ITU-88S12 e seis ITU-1212S17. As soluções têm atuado em operações de by-pass, método que desvia o fluxo da rede de esgoto para manutenções das tubulações ou ampliações delas. “Trata-se de um projeto bastante desafiador. Estamos bombeando esgoto em uma das principais avenidas de Salvador e toda atenção é necessária, uma vez que qualquer erro de operação pode causar transtornos à população e aos órgãos ambientais”, explica Roberto Horii, responsável pela área Comercial da Itubombas.

Devido à complexidade da operação, a Itubombas não apenas disponibilizou seus equipamentos, como também colocou toda a parte de engenharia à disposição do cliente, o que contempla visitas técnicas, dimensionamento e projeto. O contrato incluiu, ainda, cabines silenciadas para atenuação de barulho em regiões urbanas, todos os acessórios necessários para a montagem do sistema (como tubulação, mangueiras e conexões) e mão de obra qualificada para atendimento, montagem e operação das motobombas. “Além disso, o conjunto fornecido conta com um sistema de automação, que conduz a operação das bombas de acordo com o nível do esgoto”, reforça Horii.

Até o momento, os equipamentos alocados na obra têm operado satisfatoriamente no regime 24/7. Enquanto os modelos ITU-88S12 possuem uma vazão de 800 m3/h e pressão até 30 mca, os modelos ITU-1212S17 operam como uma vazão de 1.500 m3/h e 50 mca.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br

Informações para a Imprensa

 

ADRIANA ROMA

[email protected]

Skype: adriana-roma

+55 (19) 9 99816-6272

 

LETICIA MILARÉ 

[email protected]

Skype: leticiamilare

+55 (19) 9 9885-6389

 

thumbnail15