Equipamentos da Itubombas são utilizados em recuperação de rede

O desafio de recuperar 1 km de rede de esgoto de Fortaleza (CE) mobilizou toda a experiência da O-Tek, empresa que pertence ao conglomerado colombiano Grupo Mundial. A companhia precisava recuperar a tubulação de 1,75 m de diâmetro, mas não poderia interromper o uso da rede. A solução foi criar um desvio para cada etapa de reabilitação, técnica conhecida como bypass, empregando método não destrutivo CIPP (curedin- place pipe, em português, revestimento por inserção com cura no local).

O desvio envolveu o uso de uma rede paralela de tubos, com diâmetro entre 450 mm e 500 mm. Formada por tubos de fibra de vidro (PRFV – O-Tek), a tubulação temporária precisava ter a garantia de que o fluxo de esgoto fosse mantido corretamente de acordo com o projeto de interrupção, enquanto a rede original era recuperada. Para que isso acontecesse, a O-Tek contratou um conjunto de quatro bombas da Itubombas, número que foi ampliado para sete equipamentos, após os ajustes iniciais do projeto. Com isso, além de manter a segurança de estanqueidade do esgoto, a O-Tek conseguiu incrementar a vazão de 1 mil litros por segundo para 1,5 mil litros, garantindo a finalização da obra prevista em março de 2014.

Rodrigo Law, diretor da Itubombas, lembra que um dos destaques do projeto foi o uso de bombas centrífugas ao nível do solo e não alocadas no poço de manutenção, que é um espaço restrito desse tipo de obra.

 

sem-quebra-quebra