Construção de piscinão de Poá

Nos últimos cinco meses, duas motobombas da Itubombas foram usadas na obra do reservatório de contenção de cheias que está sendo construído em Poá, município que pertence à microrregião de Mogi das Cruzes (SP). A empresa foi contratada pela MWE, construtora responsável pela obra, para ajudar na drenagem da água de chuvas não programadas, problema frequentemente enfrentado no local.

As motobombas adotadas são do modelo ITU88S12 e têm potência de 160 cv. Entre os diferenciais do modelo está o sistema de escorva automática a vácuo, que permite iniciar o bombeamento a seco com sucção de até 7 metros de altura.

Segundo Alberto de Pinho Novo, gerente do departamento de Construções da MWE, as bombas já esgotaram mais de 200 mil m3 de água até o momento. “Elas trabalharam em períodos diferentes ao longo da construção do piscinão, mas atenderam nossas necessidades em todos os casos”, disse. Segundo ele, muitos equipamentos ficaram submersos após as fortes chuvas e a agilidade no atendimento da Itubombas contribuiu para que não houvessem perdas significativas de equipamentos e no prazo de execução da obra.

Projetado para acabar com os problemas constantes de alagamentos no município, o piscinão de Poá já está com 70% das obras concluídas. Quando for finalizado, o reservatório de contenção terá 14 m de profundidade e 350 m de extensão, com capacidade para armazenar cerca de 200 milhões de m3 de água.

Piscinao-de-Poa3