Blog Itubombas
Bem-vindo ao nosso blog

Acompanhe tudo sobre
bombeamento

Neste canal publicamos artigos sobre conceitos, tipos de equipamentos, aplicações, etc., para ajudá-lo em sua busca por informações sobre bombas.

image.png

Sistemas de bombeamento podem auxiliar no combate a incêndios

  • 12/11/2020

Previsto em Lei e em Normas específicas, a instalação de sistemas de combate a incêndio é obrigatória em diversos setores da indústria para, sobretudo, proporcionar mais segurança ao local em casos de acidentes. Considerada uma parte importante neste contexto, as motobombas cumprem o papel de abastecer os sistemas hidráulicos e fornecer a pressão necessária para atender possíveis ocorrências, permitindo que a água seja transportada para grandes distâncias.

Para que as bombas operem com excelência é preciso estar atento a alguns fatores. O primeiro deles é a definição da vazão e pressão necessários para, a partir de então, escolher o equipamento mais adequado. Outro ponto importante é o atendimento à norma ABNT que estabelece os requisitos mínimos para a seleção e instalação de conjuntos de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndio.

Vale considerar, também, que as bombas devem ser alocadas em locais apropriados, como as chamadas casas de bombas, a fim de estarem sempre protegidas. O mais indicado é que a casa de bombas fique em um local dedicado a elas e de fácil acesso para os momentos de emergência.

A importância da manutenção

Além das recomendações listadas acima, é importante lembrar que as manutenções periódicas são fundamentais e devem garantir que todos os equipamentos que compõem o sistema de combate a incêndio estejam operando perfeitamente.

Quando for chegado o momento da parada para manutenção, é imprescindível que a empresa contrate um sistema emergencial de bombeamento para ser utilizado como backup. Algumas companhias que atuam na locação de bombas, como é o caso Itubombas, fornecem soluções temporárias completas, que incluem logística,  instalação simples e total suporte para atuar no lugar dos equipamentos em manutenção e garantir a segurança exigida destes sistemas.

Outras aplicações

Quando o assunto é combate a incêndios, a utilização de bombas vai muito além da industrial. Não é novidade, por exemplo, que quanto mais seco o clima, maiores são os números de queimadas, acidentais ou não, registradas em áreas com vegetação. Também não são raros os casos de incêndios provocados pela queda de balões ilegais ou curto-circuito.

Em todas as situações emergenciais mencionadas, a locação de bombas se apresenta como uma ótima solução para a transferência de água para o combate. Para saber mais sobre essa opção, clique aqui e acesse o conteúdo que produzimos sobre as vantagens proporcionadas pela locação.